Sony só vai deixar você resgatar cartões da PS Plus em 13 de junho

Para evitar falha que permitia acumular assinaturas da PS Plus e trocá-las por plano mais caro, Sony bloqueia resgate de cartões

Giovanni Santa Rosa
Por

Como você deve saber, a Sony vai reformular a PS Plus em breve, com os novos planos Essential, Extra e Deluxe. Quem está tentando resgatar seus cartões da PSN para estender o serviço, porém, vem encontrando dificuldades: a empresa simplesmente bloqueou o processo. A expectativa é que ele seja retomado depois do lançamento dos novos pacotes.

PlayStation 5
PlayStation 5 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O bloqueio foi oficializado na página de ajuda em inglês do serviço. Não há informações no suporte brasileiro.

Se você atualmente possui uma assinatura do PlayStation Plus ou do PlayStation Now, devido a alterações que estamos fazendo no serviço antes do lançamento, você não poderá resgatar um código de cupom para esse serviço até que sua assinatura atual expire e seja desativada, ou até que o novo serviço PlayStation Plus seja lançado em sua área, o que ocorrer primeiro.

No Brasil, o lançamento dos novos planos está previsto para 13 de junho.

Um dos motivos para o bloqueio faz sentido para usuários de regiões onde o PS Now está disponível, mas não para cá.

No exterior, quem assina os dois serviços (PS Plus e PS Now) terá o prazo restante mais longo convertido no novo PS Plus Premium, que dá acesso a 400 títulos de PS4 e PS5 e mais centenas de jogos de gerações anteriores, além de cloud streaming.

Assim, os consumidores poderiam comprar cartões da PS Plus atual, estender sua assinatura e receber o PS Plus Premium gastando bem menos. Nos EUA, por exemplo, o plano anual da PS Plus custa US$ 60, enquanto o do PS Plus Premium sairá por US$ 120.

No Brasil, porém, o PS Now não está disponível e o Premium não será oferecido — em seu lugar, estará o PS Plus Deluxe, que tem acesso ao mesmo acervo do Premium, mas sem os jogos por streaming.

Assim, não existe a possibilidade de acumular tempo de um serviço mais barato e trocá-lo por outro mais caro, como lá fora.

Mesmo assim, os jogadores brasileiros estão impedidos de resgatar seus cartões da PSN.

E o que acontece com os cartões comprados?

Nos EUA, cada mês de PS Plus resgatado após a mudança dará aproximadamente três semanas de Extra ou duas semanas e meia de Premium. O site de suporte da Sony traz mais detalhes das conversões.

Por aqui, a página de ajuda do serviço fala apenas que será possível atualizar o tempo restante de uma assinatura ativa fazendo um pagamento proporcional. Não há detalhes sobre o que acontecerá com os cartões não utilizados.

O Tecnoblog entrou em contato com a Sony e atualizará este texto quando houver mais informações.

Relacionados

Relacionados