Início / Notícias / Aplicativos e Software /

PyScript é um projeto que roda programas em Python diretamente no navegador

PyScript pode ser um ótimo recurso para quem precisa testar códigos em Python ou rodar uma aplicação inteira em uma página web

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Python é uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. E pode ficar um pouquinho mais popular por conta do PyScript. Esse é o nome de um projeto recém-lançado que permite que scripts em Python sejam executados diretamente no navegador, em páginas HTML.

PyScript (imagem: reprodução/Anaconda)
PyScript (imagem: reprodução/Anaconda)

Não que a linguagem já não conversasse com a web. Mas, nessa circunstância, o Python é executado como um servidor cuja aplicação gera uma página em HTML e JavaScript. O PyScript é diferente, pois propõe executar scripts em Python no navegador sem que um componente de servidor seja necessário para isso.

Curti a ideia. Vez ou outra preciso rodar alguma coisa em Python e, com base nisso, sei que o navegador pode ser útil para esse fim. Como? O PyScript pode agilizar os testes de determinados códigos ou permitir a execução de uma aplicação inteira em uma página web, por exemplo.

Se a ideia é tão boa assim, por que ninguém pensou nisso antes? Na verdade, já pensaram, sim. O BleepingComputer dá como exemplo o Pyodide. O projeto tem uma finalidade parecida com a do PyScript, mas pode apresentar algumas desvantagens, como uma sintaxe que requer algum tempo para ser assimilada.

Como o PyScript funciona?

Basicamente, o que é necessário fazer é colocar o script em Python dentro de uma tag <py-script>. A tag <py-env> também é usada para que você possa definir os pacotes necessários para a execução. Eis um rápido exemplo de código:

<py-script> print('Hello, World!') </py-script>

Tem-se também a tag <py-repl>. Como o nome sugere, ela cria um componente REPL (Read Eval Print Loop), que tem a função de avaliar as instruções inseridas pelo usuário e exibir o resultado.

A menção anterior ao Pyodide não é mera coincidência. Esse projeto é uma espécie de conversor de código em CPython (uma implementação do Python em linguagem C) para WebAssembly. Este último pode ser entendido, aqui, como um padrão que permite que aplicações web possam ser escritas em Python.

Pois bem, o PyScript atua como uma “camada” sobre o Pyodide:

PyScript tem o Pyodide como base (imagem: reprodução/Anaconda)
PyScript tem o Pyodide como base (imagem: reprodução/Anaconda)

O PyScript está no começo, mas é promissor

O PyScript foi anunciado no evento PyCon US 2022. O projeto é conduzido pela Anaconda, empresa conhecida por manter uma distribuição do Python voltada à computação científica.

A própria companhia reconhece que o projeto está em fase inicial, razão pela qual pode apresentar limitações e alguma instabilidade. Mas a ideia é realmente interessante e a Anaconda parece determinada em fazer o PyScript avançar. Tomara.

Quer testar a novidade na atual fase? Você começar pelo site oficial do PyScript. E, nesta página aqui, você encontra algumas demos.