Início / Notícias / Jogos /

Jam.gg chega ao Brasil com mais de 100 jogos retrô de graça no PC e celular

Anteriormente conhecida como Piepacker, Jam.gg é site gratuito de jogos retrô compatível com PC e smartphone através do navegador Google Chrome

Bruno Ignacio

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O site de jogos retrô Jam.gg, também conhecido como Piepacker durante sua fase beta, estreou oficialmente no Brasil e no resto do mundo nesta quinta-feira (5). Trata-se de uma plataforma social e de jogos online acessível gratuitamente pelo PC, mas que agora inclui também suporte para celular através do navegador Google Chrome. Atualmente, seu catálogo inclui mais de 100 games antigos.

Jam.gg é site gratuito de games retrô no Google Chrome
Jam.gg é site gratuito de games retrô no Google Chrome (Imagem: Divulgação/ Jam.gg)

No início de fevereiro, o Piepacker chegou ao Brasil em versão de testes. Mesmo em um curto período, o site conseguiu acumular mais de 500 mil usuários brasileiros e cerca de 2 milhões de jogadores mundialmente.

Com o lançamento oficial da plataforma, agora chamada Jam.gg, sua proposta segue a mesma. Os desenvolvedores oferecem uma sessão de nostalgia com mais de 100 títulos de games retrô sem a necessidade de um console ou conexão de internet rápida. O acesso ao site é totalmente gratuito e não pede assinatura, apenas o cadastro do usuário.

Há uma boa variedade de jogos multiplayer e a plataforma integra ainda um hub social, prometendo a possibilidade de jogar com amigos e de conhecer novas pessoas durante a gameplay.

Na biblioteca do Jam.gg, podemos encontrar diversos nomes clássicos que ati, incluindo Metal Slug, Earthworm Jim 2, Top Racer, The King of Fighters ‘98 e Windjammers, por exemplo. Todos eles podem ser jogados exclusivamente através do navegador Google Chrome, funcionando tanto no PC quanto no celular.

Jam.gg agora é compatível com Chrome no celular

Em comunicado, a plataforma se descreve como um “playground aberto para comunidades, criadores e desenvolvedores”, prometendo ser constantemente atualizada com novos games retrô e ainda com títulos autorais e exclusivos do site de streaming de jogos. Já existem alguns, como o já lançado Arsène Bomber e os em desenvolvimento Overcooked!, Moving Out, No Heroes Here e Blazing Chrome, que vão chegar ao serviço ainda em 2022.

Metal Slug de 1996 é um dos jogos clássicos na Jam.gg
Metal Slug de 1996 é um dos jogos clássicos na Jam.gg (Imagem: Divulgação/ Neo Geo)

O lançamento oficial traz mais recursos além da possibilidade de se jogar no celular. Agora, há também suporte para até oito jogadores na mesma sala, salas públicas e privadas, moderação de texto controlada por IA e chat em vídeo. O site possui compatibilidade para o uso de quase todos os modelos de controles comuns no PC e há também uma integração com a Twitch para streamar gameplays.

Para formar o catálogo de jogos, a Jam.gg fechou parcerias de licenciamento com 26 empresas até o momento, incluindo a Atari, Team17, SNK e também acordos diretos feitos com alguns estúdios independentes. Os games antigos rodam no navegador ao serem executados através de emuladores de código aberto e licenciados pela GPL.

Por fim, a Jam.gg foi lançada oficialmente hoje com um recurso que permite que os jogadores utilizem suas próprias ROMS (do Game Boy, Nintendo 64 e PlayStation 1) em um servidor privado. Assim, apenas o host pode liberar o acesso de outros jogadores, controlando também a saída de vídeo e áudio.

Hit Kill 41 – Retrogaming e o fascínio por jogos antigos

No episódio 41 do Hit Kill, o podcast de games do Tecnoblog, trouxemos bastante nostalgia com um papo old school sobre retrogaming e a paixão que muitos jogadores ainda têm por consoles e games antigos. Aperte o play!