WD_Black SN850X é um dos SSDs mais rápidos do mercado e tem até 4 TB

Além do WD_Black SN850X, Western Digital anunciou SSD externo WD_Black P40 e HDs com até 26 TB de capacidade

Emerson Alecrim
Por

É claro que a gente sempre olha para a capacidade de armazenamento de um SSD. Mas o fator “velocidade” também importa. O WD_Black SN850X, da Western Digital, promete não decepcionar nesse quesito. Anunciada nesta semana, a novidade pode atingir 7.300 MB/s (megabytes por segundo) na leitura sequencial de dados. A companhia anunciou também um SSD externo, além de HDs que chegam a 26 TB.

SSD WD_Black SN850X (imagem: divulgação/Western Digital)
SSD WD_Black SN850X (imagem: divulgação/Western Digital)

WD_Black SN850X: até 4 TB

Como o nome sugere, o WD_Black SN850X surge como o sucessor do WD_Black SN850, modelo que pode atingir até 7.000 MB/s em operações de leitura sequencial. O novo SSD melhora esse parâmetro, portanto, é uma opção para quem procura alto desempenho para jogos, por exemplo.

O WD_Black SN850X também evolui na capacidade de armazenamento. A geração anterior tem versões de 500 GB, 1 TB e 2 TB. Na nova, as opções são de 1 TB, 2 TB e 4 TB.

Infelizmente, a Western Digital ainda não liberou todos os detalhes da nova linha. A taxa de gravação sequencial de dados, por exemplo, é desconhecida. Mas, como os SSDs WD_Black SN850 chegam a 5.300 MB/s nesse parâmetro, podemos esperar algo próximo disso na nova geração.

Um detalhe interessante é que as versões de 1 TB e 2 TB podem ser equipadas com um dissipador de calor que traz LEDs para iluminação RGB.

Pela imagem você já deve ter notado, mas só para confirmar: a linha WD_Black SN850X segue o formato M.2 (NVMe) e é compatível com o padrão PCIe 4.0.

WD_Black P40 Game Drive

A Western Digital também revelou um SSD externo. O WD_Black P40 Game Drive é baseado na interface USB 3.2 Gen 2 e pode alcançar até 2.000 MB/s na leitura sequencial. As capacidades de armazenamento são de 500 GB, 1 TB e 2 TB.

Na prática, o WD_Black P40 é bastante semelhante ao WD_Black P50, que traz versões de até 4 TB. Ambas as linhas são direcionadas a jogos, tanto em consoles quanto em PCs. Os novos SSDs contam LEDs para iluminação RGB configurável, porém.

WD_Black P40 Game Drive
WD_Black P40 Game Drive

HDs com até 26 TB

A Western Digital vem investindo pesado em SSDs, mas não deixou o segmento de HDs de lado. Também nesta semana, a companhia anunciou os modelos Ultrastar DC HC570 e Ultrastar DC HC670, com até 22 TB e 26 TB de capacidade, respectivamente.

O Ultrastar de 26 TB armazena 2,6 TB por disco, para você ter ideia. Para chegar a tudo isso, a Western Digital utilizou o UltraSMR. Trata-se de uma versão “turbinada” da tecnologia SMR, que aumenta a densidade do disco reduzindo o espaço entre as trilhas de modo que estas fiquem praticamente empilhadas.

Quem precisa de tanta capacidade de armazenamento? Organizações. Tanto o Ultrastar DC HC570 quanto o DC HC670 são direcionados a datacenters.

Ultrastar DC HC570 e DC HC670 (imagem: divulgação/Western Digital)
Ultrastar DC HC570 e DC HC670 (imagem: divulgação/Western Digital)

Quando e quanto?

O SSD WD_Black SN850X deve ser lançado em julho, quando também conheceremos todas as suas especificações. Nos Estados Unidos, os preços começarão em US$ 190 (versão de 1 TB).

Já o WD_Black P40 será lançado até agosto e custará a partir de US$ 120 (500 GB).

Ainda não há informação sobre lançamento no Brasil.

Quando aos HDs, eles são negociados em volume de compra, por isso, não tiveram preços revelados.

Relacionados

Relacionados