Agora vai? Apple pode lançar iPhone com porta USB-C em breve

Apple pode substituir porta Lightning do iPhone por conector USB-C; mudança tende a ser implementada nos celulares em 2023

Bruno Gall De Blasi
Por
iPhone 13 Mini (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Depois dos MacBooks, a Apple começou a levar a porta USB-C para os iPads. Mas um dispositivo não foi beneficiado pela mudança até agora: o iPhone. Felizmente, a marca considera aposentar o conector Lightning do seu celular para dar a vez ao novo padrão. É o que conta o analista Ming-Chi Kuo nesta quarta-feira (11).

O relato foi publicado pelo analista em seu perfil do Twitter. Kuo afirmou que a sua pesquisa mais recente indica que o iPhone a ser anunciado em 2023 abandonará a porta Lightning. No lugar, a Apple pretende incluir o conector USB-C, utilizado para carregar tanto os MacBooks mais recentes quanto alguns modelos do iPad.

“O USB-C pode melhorar a velocidade de transferência e carregamento do iPhone”, comentou. “Mas os detalhes finais das especificações ainda dependem do suporte ao iOS”.

Kuo também disse que os fornecedores relacionados ao conector USB-C do ecossistema da Apple se tornarão “o foco do mercado” nos próximos anos. Esta atenção aconteceria “graças a grandes pedidos de iPhones e acessórios de adoção de portas USB-C”.

Sinceramente, eu não aguento mais andar com um cabo Lightning e outro USB-C na mochila (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)
Sinceramente, eu não aguento mais andar com um cabo Lightning e outro USB-C na mochila (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

iPhone com USB-C pode facilitar a vida de usuários

Por ora, não há nada confirmado. Mas confesso que comemorei ao ver este rumor. Afinal, o meu MacBook é carregado por uma porta USB-C. Por outro lado, preciso sempre andar com um cabo para o PC e outro com a ponta Lightning para o iPhone.

Esta mudança seria positiva pois me possibilitaria levar um único cabo na mochila para tudo. Os usuários de iPhone também poderiam pegar o carregador emprestado de amigos que usam celulares Android ou vice-versa. Afinal, a maioria dos smartphones da Samsung, Motorola e outras fabricantes abandonaram a porta microUSB.

Mas e os demais dispositivos do ecossistema da Apple? Eles também vão receber o conector USB-C nos lançamentos futuros? Faço esta pergunta porque os AirPods e o iPad de 9ª geração têm porta Lightning. E de nada adianta fazer essa mudança se o padrão antigo continuar de pé nas próximas gerações dos produtos da marca.

Vale lembrar que a Apple expandiu o uso do novo conector. Após levar a entrada para os MacBooks, a companhia passou a lançar as últimas gerações do iPad Air, Mini e Pro com o novo padrão. Recentemente, os cabos que vêm nas caixas dos AirPods, Apple Watch e iPhone também tiveram o conector substituído do USB para o USB-C.

Com informações: 9to5Mac e Ming-Chi Kuo (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados