Nvidia pode revelar RTX 4090 Ti de 600 watts mais cedo do que o esperado

Vazamentos indicam que RTX 4090 será duas vezes mais rápida que RTX 3090, mantendo o consumo de 450 watts da GPU da atual geração

Murilo Tunholi
Por
Placa de vídeo em um PC (imagem: divulgação/Nvidia)
Placa de vídeo em um PC (imagem: divulgação/Nvidia)

A Nvidia pode adiantar o anúncio da nova geração de placas de vídeo GeForce RTX, incluindo o modelo topo de linha RTX 4090 Ti de 600 watts. Segundo o usuário Kopite7kimi, que costuma vazar informações sobre fabricantes de hardware, a empresa planeja apresentar as GPUs em julho deste ano. A AMD e a Intel, por outro lado, só devem mostrar suas inovações entre setembro e dezembro.

Normalmente, a Nvidia costuma revelar novos modelos de placas de vídeo em setembro — mesmo mês em que as peças começam a ser vendidas no mercado internacional. Entretanto, a agenda da fabricante pode mudar este ano, com o anúncio sendo movido para outra data.

Em seu perfil no Twitter, Kopite7kimi disse, em agosto de 2021, que a “Ada Lovelace seria lançada um pouco mais cedo”. Ada Lovelace, nesse caso, será a arquitetura das RTX 4000. Em 15 de maio deste ano, o usuário respondeu ao próprio tweet, incluindo a informação “início do terceiro trimestre” ao vazamento.

É provável que o anúncio da nova geração de placas de vídeo da Nvidia aconteça em algum momento de julho, se a previsão de Kopite7kimi se concretizar. Entretanto, não está claro se a venda das GPUs também vai começar no mesmo mês.

Há a possibilidade da Nvidia só mostrar as peças em julho e deixar o lançamento no mercado para setembro, como sempre fez. Com isso, a fabricante pode sair na frente na corrida das GPUs deste ano para ganhar vantagem sobre a AMD e a Intel.

Em anúncios de hardware, as empresas costumam comparar o desempenho de seus produtos com modelos da concorrência. Se a Nvidia lançar as RTX 4000 antes que o esperado, a AMD e a Intel podem ficar sem argumentos na hora de mostrar o quanto seus componentes podem ser mais poderosos ou econômicos que as placas de vídeo da Nvidia.

Vale lembrar que, para este ano, tanto a AMD quanto a Intel estão se preparando para revelar novas arquiteturas para placas de vídeo. Enquanto a AMD aposta na RDNA 3, a Intel quer estrear sua arquitetura Arc nos desktops.

RTX 4090 Ti pode exigir 600 watts para funcionar

Em julho, a Nvidia deve apresentar os modelos mais poderosos das RTX 4000. De acordo com informações obtidas por Kopite7kimi, a RTX 4090 será duas vezes mais rápida que a RTX 3090 e irá consumir os mesmos 450 watts que a GPU da atual geração.

O vazamento obtido por Kopite7kimi ainda indica a existência de uma placa de vídeo que exige 600 watts. Essa GPU deve ser a RTX 4090 Ti, possível representante topo de linha da arquitetura Ada Lovelace.

Por enquanto, não há qualquer informações confirmada pela Nvidia. Todas as expectativas ainda estão no campo dos rumores.

Com informações: PC Gamer, TechRadar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados