TCL sugere que PS5 Pro e Xbox Series X mais poderoso chegam em 2024

Fabricante chinesa de TVs está preparada para um possível lançamento dos sucessores do PS5 e Xbox Series X, mesmo que nada esteja confirmado ainda

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 3 meses
TCL apresenta geração 9.5 de consoles
TCL acredita que PS5 Pro e Xbox Series X mais poderoso podem ser lançados em 2024 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Durante uma conferência na Polônia, a fabricante chinesa de televisões TCL divulgou suas inovações para os próximos anos. Entre as novidades apresentadas, estava uma linha de painéis preparada para um possível PS5 Pro e um novo Xbox Series X com mais desempenho. Pelo que parece, a empresa acredita que os sucessores dos videogames da atual geração podem chegar ao mercado entre 2023 e 2024.

O PS5 Pro e o novo Xbox Series X|S fariam parte da “geração 9.5” — nome fictício inventado pela TCL. Graças ao hardware mais poderoso da futura placa de vídeo RX 7700XT, da AMD, esses consoles seriam capazes de renderizar gráficos em resolução 4K nativa a até 120 quadros por segundo, com opção de upscaling para até 8K.

Em comparação, os atuais PS5 e Xbox Series X são equipados com placas de vídeo equivalentes à RX 6700XT, também fabricadas pela AMD, e renderizam jogos em resolução de até 1440 pixels a até 120 quadros por segundo. As imagens em 4K dos consoles desta geração são geradas por meio de upscaling.

Vale mencionar que esses supostos consoles da “geração 9.5” são apenas suposições da TCL. A própria fabricante confirmou que tudo não passa de projeções da empresa para o futuro. Não há nenhuma informação oficial ou outros rumores que indicam a existência de sucessores do PS5 e Xbox Series X, por enquanto.

É provável que a fabricante tenha se baseado na estratégia usada pela Sony e Microsoft na geração passada. A “geração 8.5”, composta pelo PS4 Pro e Xbox One X, começou em 2017 — quatro anos após o lançamento das versões originais dos videogames da oitava geração. Como o PS5 e o Xbox Series X estrearam em 2020, faz sentido esperar uma atualização para 2024.

Previsões da TCL atiçaram a comunidade

Apesar de serem só ideias para o futuro, as previsões da TCL conseguiram atiçar a comunidade de jogadores que anseia por novos consoles. No Twitter, a postagem que mostra uma foto da apresentação da fabricante chinesa acumulou mais de 7 mil interações em cerca de seis horas.

Entre os comentários, havia não só pessoas animadas com os possíveis consoles novos, como também usuários tentando explicar que a apresentação mostrava apenas suposições.

É importante lembrar que as empresas de eletrônicos ainda estão sendo afetadas pela crise de chips. As pessoas continuam com dificuldade para comprar o PS5 ou o Xbox Series X devido à falta de peças para fabricar os videogames. Enquanto a situação estiver assim, não devem aparecer aparelhos novos tão cedo.

Com informações: PlayStation Lifestyle.

Receba mais sobre PlayStation 5 (PS5) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados