Notícias Aplicativos e Software

Instagram tem falha que não deixa acessar filtros nos Stories e Reels

Problema relatado nesta quinta-feira (26) impede funcionamento de filtros do Instagram que usam reconhecimento facial para efeitos ou montagens

Giovanni Santa Rosa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os filtros são uma parte importante do Instagram. Afinal, eles servem para muita coisa, desde dar uma melhorada na aparência até fazer brincadeiras. A ferramenta, porém, parece não estar funcionando corretamente para alguns usuários. O problema foi notado nesta quinta-feira (26) e acontece ao acessar o recurso em Stories e Reels.

Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Os relatos começaram a surgir em outras redes sociais. Ao tentar usar filtros salvos anteriormente, aparece a mensagem “Não é possível usar este efeito no seu dispositivo”.

A falha afeta apenas contas pessoais — membros do Tecnoblog que possuem contas comerciais disseram que o problema não se repete nelas. Filtros que usam alguma forma de reconhecimento facial — seja para retocar o visual ou para adicionar efeitos e montagens no rosto — parecem mais afetados.

O problema parece estar ligado ao iOS: usuários do Android dizem que os filtros funcionam normalmente em seus aparelhos. No iPhone, porém, eles falham.

Mensagem de erro que aparece ao tentar usar filtro no Instagram
Mensagem de erro que aparece ao tentar usar filtro no Instagram (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Também há reclamações vindas do exterior, e elas parecem mais concentradas na Ásia, especialmente Indonésia e Filipinas.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instagram, e a rede social disse estar investigando o que aconteceu.

As ferramentas voltaram a funcionar na tarde desta quinta (26). Pouco depois, o Instagram enviou o seguinte posicionamento:

“Hoje mais cedo, algumas pessoas tiveram problema para acessar os efeitos no Instagram. O problema já foi corrigido e os efeitos podem ser acessados ​​ao reiniciar o aplicativo”

E esse não foi o único problema: para alguns usuários, o feed da rede social sumiu.

Sem filtro no Instagram? Sem stories

No Twitter, como era de se esperar, a questão virou piada. Usuários fizeram referência a correntes recentes na rede social, como “E sem filtro, você se garante?”. Alguns disseram que vão migrar para outros apps, enquanto outros ironizaram o quanto a rede depende de aparências.

Atualizado às 20h58.

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque