WhatsApp pode ganhar botão para reverter mensagens apagadas por engano

Novo botão vai ajudar se você apagou uma mensagem sem querer; WhatsApp Web também experimenta ferramenta para filtrar mensagens

Bruno Gall De Blasi
Por
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

WhatsApp permite que uma mensagem seja excluída somente no seu celular. Mas, ocasionalmente, acidentes acontecem e esta opção é selecionada por engano, quando você quer apagar o conteúdo para todos. Felizmente, a equipe do mensageiro está preparando uma opção para reverter o comando antes que seja tarde demais.

Os relatos partem do WABetaInfo. Nesta quinta-feira (2), o site encontrou um novo botão para desfazer a exclusão individual de uma mensagem na versão 2.22.13.5 do WhatsApp Beta para Android. O recurso ainda está em desenvolvimento.

A novidade tende a funcionar de um jeito bem simples. Após escolher a opção “Apagar para mim”, o app mostra uma notificação no canto inferior da janela, informando que a mensagem foi apagada. Mas você pode reverter a opção ao pressionar o botão “Desfazer” no lado direito do aviso, como mostra a imagem abaixo.

WhatsApp prepara opção para desfazer exclusão de mensagem (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp prepara opção para desfazer exclusão de mensagem (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Este é um ótimo incremento caso tenha escolhido uma opção por engano. Afinal, não é incomum escolher a opção “Apagar para mim” quando, na verdade, você quer pressionar o botão “Apagar para todos”. Felizmente, com esta atualização, você poderá reverter o erro e, em seguida, excluir o conteúdo para todos os participantes da conversa.

Mas é importante correr. O botão fica disponível apenas na notificação, que dura alguns segundos – ou seja, depois, não é possível reverter o comando. O site, no entanto, não mencionou a presença da nova tecla ao selecionar a opção para apagar a mensagem para todos os integrantes do chat.

Não há previsão de lançamento do recurso.

WhatsApp Web terá filtro para mensagens não lidas

Esta não é a única novidade que está sendo preparada pelo mensageiro. Segundo o WABetaInfo no mesmo dia, o WhatsApp Web começou a receber uma opção para filtrar mensagens sem depender da versão corporativa da plataforma. O recurso começou a dar as caras na compilação experimental de número 2.2221.0.

A ferramenta fica disponível no menu lateral do app. Ao clicar no ícone posicionado ao lado da caixa de busca, os usuários podem escolher se desejam ver apenas chats com mensagens não lidas ou todas as conversas. A função, no entanto, ainda não está disponível na versão estável do mensageiro.

WhatsApp Web pode ganhar filtro para conversas não lidas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp Web pode ganhar filtro para conversas não lidas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Com informações: WABetaInfo (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados