Após ultimato de Elon Musk, Amazon oferece vagas a funcionários da Tesla

Amazon, Microsoft e outras empresas tentam usar trabalho remoto para atrair funcionários da Tesla; Musk exigiu retorno ao escritório

Giovanni Santa Rosa
Por
Elon Musk aconselha tomar cuidado com investimentos em criptomoedas (Imagem: Steve Jurvetson/Flickr)

Elon Musk deu um basta no home office dos trabalhadores de Tesla e SpaceX: ou trabalham no mínimo 40 horas por semana no escritório, ou podem “fingir que trabalham” em outra empresa. Se essas pessoas quiserem sair do cargo atual, oportunidade não vai faltar: recrutadores da Amazon e de outras companhias já estão de olho.

De acordo com uma reportagem da Business Insider, Zafar Choudhury, que se identifica como líder de recrutamento técnico da Amazon Web Services no LinkedIn, fez uma publicação direcionada a engenheiros da Tesla na rede social.

“Se o Imperador de Marte não quer você, ficarei feliz de te levar para a #AWS”, ele escreveu na rede social. A parte do “Imperador de Marte” diz respeito à obsessão de Musk com a colonização do Planeta Vermelho. E o post não para por aí.

“Se você não gosta de ser microgerenciado pelos Elon Musks do mundo, venha para a #AWSIdentity!”, escreveu o recrutador. “Nós preparamos um lar feliz para você aqui, que respeita você, seu tempo e sua profissão. Encontraremos para você uma equipe que te trate com dignidade.”

Choudhury não foi o único recrutador da Amazon a tentar atrair funcionários da Tesla. E a Amazon não foi a única empresa.

Tiana Watts-Porter, recrutadora técnica da Microsoft, disse aos trabalhadores da Tesla que eles teriam mais liberdade na empresa. “Você pode fazer as coisas do seu jeito e ser você mesmo aqui na Microsoft!”

Até mesmo empresas de tecnologias bem menores, como Insight e Bestow, fizeram publicações no LinkedIn convidando trabalhadores descontentes da Tesla.

Empresas são mais flexíveis que Musk

Enquanto Musk tenta reverter o home office que está em vigor desde o início da pandemia de COVID-19, Amazon e Microsoft têm políticas bem mais brandas do que a Tesla e a SpaceX.

A Amazon permite trabalhar remotamente e não tem planos para o retorno aos escritórios. Já a Microsoft anunciou que funcionários poderão ficar longe dos escritórios por até 50% do tempo, e em alguns casos, até mais do que isso, se o gestor da equipe aprovar.

Mesmo empresas com planos mais rígidos de volta ao trabalho presencial não são tão radicais quanto Musk. A Apple tinha planos de exigir que os funcionários fossem três vezes por semana ao escritório. No entanto, adiou a obrigação quando houve uma alta nos casos de COVID-19 na Califórnia (EUA).

Enquanto isso, Musk justificou no Twitter sua decisão. Ele defende que o modelo atual é injusto com os trabalhadores das fábricas, que não têm a possibilidade de fazer home office.

“Não deveria haver este sistema de duas classes, que opõe trabalhadores e gerentes. Todo mundo é trabalhador”, disse o bilionário.

Com informações: Business Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados