Apple atualiza CarPlay para levar apps do iOS a várias telas de um carro

Novo Apple CarPlay integrará apps do iOS em vários painéis do carro e exibirá informações do veículo, como velocidade, nível de combustível e muito mais

Bruno Ignacio
Por
Novo CarPlay integrará iOS a múltiplas telas de um carro (Imagem: Divulgação/ Apple)
Novo CarPlay integrará apps do iOS a múltiplas telas de um carro (Imagem: Divulgação/ Apple)

O Apple CarPlay receberá uma grande atualização. Conforme revelado no evento WWDC 2022, a nova geração do software vai fornecer, por exemplo, conteúdos do iOS para múltiplas telas do veículo. Além disso, o aplicativo trará vários novos recursos. Ainda não há uma data de lançamento ou uma lista de carros compatíveis, mas a Apple deverá compartilhar mais informações até o final de 2023.

A principal novidade no CarPlay é a possibilidade de integrar apps do iOS em várias telas dentro de um veículo. Por exemplo, o painel multimídia central pode se concentrar em se tornar uma verdadeira home, enquanto outra tela atrás do volante poderá mostrar a rota traçada no Apple Maps e o velocímetro, por exemplo. No novo sistema operacional, o usuário pode ainda customizar os aplicativos, informações, e visual de cada painel.

CarPlay terá integração com hardware do carro

Segundo a Apple, a integração mais profunda com o carro permitirá que o motorista controle o som ou altere o ar condicionado diretamente pelo iPhone. Enquanto isso, o CarPlay também receberá e mostrará os dados do veículo nos painéis, como velocidade, nível de combustível e muito mais. Essencialmente, será como ter o iOS como sistema operacional do carro.

Cada usuário terá ainda muita liberdade para personalizar sua experiência. A Apple fornecerá vários temas diferentes para os painéis e medidores do carro. Haverá também suporte para widgets, enquanto recursos como Safari, Apple Music, Siri e muitos outros apps integrados ao sistema serão mostrados nas telas que o motorista desejar.

Novo CarPlay é anunciado no WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Novo CarPlay é anunciado no WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Atualmente, o CarPlay já oferece os principais recursos do iOS no painel multimídia do veículo compatível. Por exemplo, é possível controlar vários apps de seu iPhone sem tocá-lo, fazer ligações, ativar a Siri, escutar uma playlist no Apple Music e muito mais.

O CarPlay está disponível no iOS 13 ou posterior, mas é necessário ter um veículo compatível. Na prática, a maioria dos veículos com telas multimídia e conectividade com smartphones lançados nos últimos cinco ou seis anos trazem o aplicativo.

No entanto, a lista de carros compatíveis com o novo CarPlay só será revelada no final de 2023. Naturalmente, a Apple está pensando nas novas gerações de veículos, já que o novo sistema é desenhado para múltiplas telas.

Com informações: Apple

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados