Apple revela chip M2 com promessa de maior desempenho e economia de energia

Nova geração de chips baseados em Apple Silicon entrega 18% a mais de poder de processamentos e gráficos 35% mais rápidos que o Apple M1

Murilo Tunholi
Por
Apple M2 (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple M2 (Imagem: Divulgação/Apple)

A nova geração dos processadores baseados em Apple Silicon começou. Na WWDC 2022, nesta segunda-feira (6), a Maçã apresentou o Apple M2 — chip que irá equipar os novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas. Segundo a empresa, o componente entrega mais desempenho que a versão anterior, consumindo ainda menos energia.

Assim como a geração passada, o Apple M2 é um chip customizado construído na arquitetura Arm de cinco nanômetros. Ao todo, o componente conta com 20 bilhões de transistores, 25% a mais que o Apple M1 original. Graças a essa evolução, a Maçã promete poder de processamento 18% maior e gráficos 35% mais rápidos em relação ao modelo anterior.

Ao comparar o chip com processadores de notebooks fabricados pela Intel e AMD, a Maçã garante que o Apple M2 é “1,9 vezes mais rápido que o mais recente chip de 10 núcleos para computadores móveis”. Além disso, a empresa destaca que o novo componente alcança seu desempenho máximo consumindo um quarto da energia em relação aos demais processadores de alta performance para notebooks.

Desempenho do Apple M2 em relação a chips para notebooks (Imagem: Divulgação/Apple)
Desempenho do Apple M2 em relação a chips para notebooks (Imagem: Divulgação/Apple)

Na construção do Apple M2, a gigante da tecnologia utiliza núcleos inéditos que focam em economia de energia. Há ainda 100 Gbps de largura de banda e 24 GB de memória unificada dentro do chip. Em relação ao M1 original, esses números representam um aumento de 50% na performance geral.

O Apple M2 também conta com núcleos de alto desempenho com 16 MB de cache para tarefas exigentes. Já os núcleos de eficiência energética compartilham um cache de 4 MB.

Segundo a Apple, o M2 é capaz de processar até 15,8 trilhões de operações por segundo — 40% a mais que o M1. As inovações do chip ainda incluem um decodificador de vídeos mais poderoso, com suporte a mídias em resolução de até 8K em H.264 e HEVC.

MacBook Air e Pro com Apple M2 chegam em 2022

MacBook Air com M2
MacBook Air com M2 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

O primeiro dispositivo equipado com o Apple M2 será o novo MacBook Air de 2022. Graças às inovações do chip, a Maçã conseguiu criar um computador ainda mais fino e leve que a versão anterior. Com tela de 13,6 polegadas, o aparelho tem câmera com resolução Full HD (1080p), bateria que promete até 18 horas de autonomia e carregamento por MagSafe.

O novo MacBook Pro de 13 polegadas também terá o chip Apple M2 em sua ficha técnica. Para saber mais, veja em detalhes as novidades de MacBooks apresentadas na WWDC 2022.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados