WhatsApp terá opção para guardar backups de conversas em outros lugares

Ferramenta vai exportar backups do WhatsApp; cópia de segurança poderá ser guardada em outros lugares além do Google Drive

Bruno Gall De Blasi
Por
WhatsApp Beta (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

WhatsApp passou a dar mais atenção à ferramenta de backup nos últimos tempos. Agora, a equipe do mensageiro está se preparando para dar os seus próximos passos ao desenvolver uma opção para exportar cópias de segurança. É o que aponta uma captura de tela revelada pelo WABetaInfo nesta quarta-feira (8).

Os rastros do recurso apareceram na compilação 2.22.13.11 da versão experimental do app. Segundo o site, dentro das configurações de backup, o app de mensagens para Android tende a ganhar um botão para extrair o arquivo. Dessa forma, será possível guardá-lo em outros lugares além do Google Drive, por exemplo.

A tecla é identificada como “Exportar backup”. A descrição da função informa que “todas as conversas e mídias (como fotos, vídeos e arquivos) estarão incluídos”. Apesar do novo botão, ainda não há uma configuração para importar o arquivo. Todavia, é possível que esta opção dê as caras em uma atualização futura.

Botão para exportar backups do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Botão para exportar backups do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Novo botão do WhatsApp pode dar mais liberdade

O botão de exportação é um incremento interessante. Afinal, no Android, só é possível guardar o backup no Google Drive, se não quiser mantê-lo apenas no celular. Isto dá espaço para você ter uma cópia extra dos dados, pois é sempre bom guardar arquivos em mais de um lugar para evitar perdas indesejadas.

Ao mesmo tempo, esta é uma baita oportunidade para facilitar a migração entre sistemas. Afinal, por mais que o WhatsApp já tenha uma função para levar os dados do iOS ao Android, o recurso não é lá muito simples. Se o mensageiro transformar o backup em um arquivo universal, isto vai facilitar a vida de muitos usuários.

Mas é sempre importante lembrar que, apesar da aparição antes da hora, o recurso ainda não está disponível aos usuários. Também não há previsão de lançamento da novidade tanto no WhatsApp Beta quanto na versão final do aplicativo de mensagens. Mas você já pode usar os backups criptografados nos dois sistemas operacionais.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados