Windows 11 22H2 chega ao Release Preview, última fase antes do lançamento

Atualização 22H2 do Windows 11 traz ajustes no Gerenciador de Arquivos, arrastar e soltar na Barra de Tarefas e mais

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do Windows 11

O pacote 22H2 (Sun Valley 2) do Windows 11 acaba de entrar no canal Release Preview do programa Windows Insider. Trata-se da última etapa antes de a novidade ser liberada para todo mundo. Isso significa que o sistema operacional da Microsoft está prestes a receber uma grande atualização.

Grande no sentido de o pacote trazer um amplo conjunto de melhorias e correções de falhas. Em termos funcionais, não há nenhuma grande novidade.

Mas isso não invalida a atualização, afinal, a versão 22H2 traz refinamentos que incrementam a experiência de uso do Windows 11. Bom, pelo menos é o que a gente espera.

Novidades do Windows 11 22H2

Uma das mudanças mais significativas aparece no Gerenciador de Tarefas. No Windows 11 22H2, a ferramenta usa a cor de destaque do sistema (a que é acionada quando um item é selecionado em um menu, por exemplo), mas ignora essa configuração se for necessário garantir a legibilidade.

O Gerenciador de Tarefas conta ainda com uma barra de comandos que combina com o tema escuro. A ferramenta também traz um modo de eficiência que limita o consumo de recursos por determinados softwares.

Gerenciador de tarefas atualizado no Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)
Gerenciador de tarefas atualizado no Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

Os Snap Layouts (Layouts de Ajuste), que permitem que duas ou mais janelas fiquem em primeiro plano ao mesmo tempo, também estão sendo atualizados. Com isso, passa a ser possível arrastar uma janela para o topo da tela para as opções de layout serem mostradas, por exemplo (para quem não curtir, esse recurso pode ser desativado).

As demais mudanças incluem novas funções de acessibilidade, integração melhorada do OneDrive com o Explorador de Arquivos, o retorno do soltar e arrastar na Barra de Tarefas e a opção de criar pastas de aplicativos no Menu Iniciar.

Quando o Windows 11 22H2 vai ser liberado para todos?

O canal Release Preview tem o intuito de verificar se todos as melhorias e correções implementadas nas prévias anteriores funcionam a contento e não têm novas falhas.

Essa etapa pode ser trabalhosa, o que talvez explica o fato de a Microsoft ainda não ter definido uma data de disponibilidade geral da atualização. Eu aposto em algo para setembro de 2022, mas não ficarei surpreso se a liberação começar antes.

Para quem participa do programa Windows Insider, basta baixar a compilação 22621 do Windows 11 para ter acesso a esta prévia do 22H2.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados