Notícias Jogos

Windows 11 e Edge vão receber melhorias focadas em jogos e serviços do Xbox

Atualizações futuras do Windows 11 e do Edge vão incluir mudanças na interface, ajustes de HDR e melhor qualidade de imagem em jogos do Cloud Gaming

Murilo Tunholi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Microsoft está investindo cada vez mais em melhorias voltadas para jogos. Para o futuro, a empresa planeja lançar atualizações tanto para o Windows 11 quanto para o navegador Edge que visam aprimorar a experiência dos jogadores, desde os casuais até os mais exigentes. Os updates vão incluir mudanças na interface, ajustes de HDR, melhor qualidade de imagem e mais.

Página inicial do Microsoft Edge personalizada para jogadores (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Página inicial do Microsoft Edge personalizada para jogadores (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Para o Windows 11, a Microsoft quer enfim implementar recursos que já vem sendo testados há algum tempo em builds prévias para membros do programa Windows Insiders.

Por exemplo, a empresa vai otimizar jogos em modo janela, permitindo que usuários utilizem recursos de Auto HDR e Taxa de Atualização Variável em títulos antigos.

Por falar em HDR, a Microsoft ainda irá lançar um aplicativo para calibrar o efeito nas imagens. Essa ferramenta promete melhorar a consistência das cores em monitores com suporte a HDR.

Já o widget do Game Pass vai permitir que jogadores busquem e descubram novos jogos, sem abrir o aplicativo. Além disso, será possível iniciar um título recém-aberto por meio do atalho.

No Windows 11, a barra adaptada para controles também irá receber mudanças. Por ela, vai dar para abrir jogos e acessar o Xbox Cloud Gaming, sem a necessidade de usar teclado e mouse para isso.

Edge vai rodar jogos na nuvem com mais qualidade

Modo Clarity Boost do Microsoft Edge vai melhorar a qualidade de jogos do Cloud Gaming (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Modo Clarity Boost do Microsoft Edge vai melhorar a qualidade de jogos do Cloud Gaming (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Enquanto isso, no Edge, a Microsoft pretende melhorar a experiência dos usuários que utilizam o navegador para jogar ou encontrar informações sobre videogames.

A principal novidade será a página inicial personalizada para jogadores, com notícias, guias, livestreams, calendários de torneios de esports. Direto da home também será possível acessar o Xbox Cloud Gaming.

Para aprimorar a qualidade dos jogos em streaming, o Edge vai oferecer a função modo Clarity Boost, que promete deixar as imagens com mais detalhes no navegador. Além disso, o programa terá um modo de eficiência, o qual irá diminuir o consumo de memória quando um jogo for aberto no Windows 10 e 11.

Por fim, haverá um novo menu de jogos, com títulos casuais para se divertir a qualquer momento no navegador. A seção vai incluir Paciência, Asteroids do Atari, Jewel, um game de surf exclusivo e muito mais.

As novidades do Edge e do Windows 11 devem ser liberadas aos poucos, ao longo de 2022. Por enquanto, a maioria das funções apresentadas pela Microsoft estão em fase de testes.

Murilo Tunholi

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Antes do Tecnoblog, passou pela Editora Globo (TechTudo) e Mosaico (Buscapé/Zoom). É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque