Bloco de Notas do Windows 11 está mais lento que versão clássica, admite Microsoft

No Windows 11, Bloco de Notas passou por renovação no design, mas também ficou lento; Microsoft promete correção

Emerson Alecrim
Por
Bloco de Notas no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Bloco de Notas (Notepad) é simples e bastante leve. Sempre foi assim. Mas, no Windows 11, a ferramenta passou por uma repaginada que teve um efeito colateral inesperado. Não foram poucos os usuários que reclamaram de lentidão no editor de texto. Felizmente, a Microsoft reconheceu o problema e já trabalha em uma solução.

Não que renovar o visual do Bloco de Notas tenha sido uma ideia ruim. Pelo contrário. Esse trabalho fez a ferramenta seguir as diretrizes do Fluent Design, padrão criado pela Microsoft para orientar o visual de seus softwares, incluindo o Windows 11 e seus aplicativos nativos.

Por conta disso, na versão mais recente do sistema operacional, o Bloco de Notas recebeu cantos arredondados, uma nova fonte para a interface e compatibilidade com o modo escuro, por exemplo. No fim das contas, o editor de texto ganhou um visual que combina com o Windows 11.

Mas aí começaram os problemas.

Bloco de Notas lento, quem diria…

O Windows Latest encontrou numerosos relatos no Hub de Comentários do Windows 11 (ferramenta disponível para que usuários relatem sugestões ou problemas na plataforma) sobre queda de desempenho no novo Bloco de Notas.

Um dos relatos aponta que o Notepad não faz rolagem de tela com fluidez. Outro, que a ferramenta não processa adequadamente uma grande quantidade de texto copiada de outro aplicativo. Também há queixas de lentidão sobre textos colados a partir de outro arquivo aberto no próprio Bloco de Notas.

Em resumo, um editor de texto que sempre foi sinônimo de agilidade se transformou em dor de cabeça para muitos usuários.

Microsoft promete correção

Até que a Microsoft não demorou a admitir o problema, tanto que a companhia já prometeu uma solução. Ela não vai ser liberada prontamente, mas também não deve demorar a chegar. Isso porque novas versões do Bloco de Notas estão sendo liberadas para usuários do programa de testes Windows Insider.

A primeira atualização — versão 11.2204 — faz o Notepad ter suporte nativo a computadores com chips ARM64 (extensão de 64 bits da arquitetura Arm). Além disso, nela, há um incremento nos recursos de acessibilidade, como melhorias no suporte a leitores de tela e a dimensionamento de texto.

Teclas de acesso no Bloco Notas, outra melhoria prometida (imagem: divulgação/Microsoft)
Teclas de acesso no Bloco Notas, outra melhoria prometida (imagem: divulgação/Microsoft)

Finalmente, a Microsoft também afirma que, a partir da versão 11.2205, o Bloco de Notas terá o desempenho aprimorado, especialmente na rolagem de textos grandes ou copiados de outros arquivos. Você já percebeu, mas só para confirmar: é neste ponto que a companhia promete resolver as queixas atuais.

Hoje, o Bloco de Notas do Windows está na versão 11.2203. As versões 11.2204 e 11.2205 serão liberadas para todos os usuários após passarem pela fase de testes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados