Nova tela de bloqueio do iOS 16 é “um ato de amor”, diz executivo da Apple

Em entrevista ao TechRadar, Craig Federighi diz que a nova tela de bloqueio do iOS 16 torna o iPhone ainda mais pessoal: "um ato de amor"

Bruno Ignacio
Por
Nova tela de bloqueio no iOS 16
Nova tela de bloqueio no iOS 16 (Imagem: Divulgação/ Apple)

A nova tela de bloqueio do iOS 16 foi um “ato de amor” para tornar o iPhone ainda mais pessoal, de acordo com vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi. Em entrevista ao TechRadar, o executivo disse que a novidade leva a personalização do sistema operacional a outro nível, se estendendo para muito além da simples seleção de um papel de parede.

Realmente, a nova tela de bloqueio do iOS 16 chamou a atenção durante o evento WWDC 2022 da Apple. A atualização permite, por exemplo, mudar a fonte e cor do relógio, inserir widgets que interagem com o plano de fundo do painel e muito mais em personalização.

Há também novos recursos, como o Live Activities, que traz um widget aprimorado à tela de bloqueio do iPhone. Por meio dele, o usuário pode receber informações e usar funções de vários apps sem ter que desbloquear o celular. É possível, por exemplo, acompanhar sua corrida no Uber diretamente no novo display.

Um “ato de amor” e os exageros da Apple

De acordo com Federighi, a Apple vinha aprimorando a tela de bloqueio do iOS gradualmente ao longo dos anos. No entanto, a nova atualização deu um passo além, trazendo várias mudanças e novidades de uma vez. Em uma fala exagerada e emocionada, ele descreveu a novidade como “um ato de amor”.

“Vimos uma oportunidade real de aproveitar essa área que evoluiu lentamente ao longo do tempo, mas nunca com esse tipo de avanço maciço, e fazer algo realmente grande – mas algo muito Apple e muito pessoal. Então, este é um ato de amor este ano.”

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

Não é a primeira vez que a Apple ou algum executivo da empresa descreve alguma mudança com exageros. Por exemplo, no lançamento do iPhone 7 em 2016, o chefe de marketing Phil Schiller comentou sobre a impopular remoção da entrada de fones de ouvido de 3,5 mm na nova geração do smartphone.

No palco do evento, Schiller disse que a Apple precisou de “coragem” para fazer isso: “A razão para seguir em frente: coragem. A coragem de seguir em frente e fazer algo novo que melhore a todos nós“.

Uma tela de bloqueio mais “pessoal” para o iPhone

Novos widgets da tela de bloqueio do iOS 16 (Imagem: Reprodução / Apple)
Novos widgets da tela de bloqueio do iOS 16 (Imagem: Reprodução / Apple)

O vice-presidente de design da Apple, Alan Dye, também conversou com o TechRadar sobre os detalhes por trás da atualização na tela de bloqueio do iOS 16. Segundo o executivo, o objetivo da empresa era “tornar o iPhone ainda mais pessoal e definitivamente mais útil”. No entanto, os desenvolvedores mantiveram os elementos-chave responsáveis pela identidade do iPhone.

Segundo Dye, a equipe de design quis criar algo “mais editorial”. Assim, o objetivo foi dar ao usuário a capacidade de personalizar uma tela de bloqueio que “acaba parecendo uma ótima capa de revista”. O plano de fundo se sobrepõe ao relógio, por exemplo, criando uma interessante integração visual no display.

Com a chegada de uma nova versão do iOS, as opções adicionais de personalização podem ser confusas para alguns usuários, mas Federighi afirmou estar confiante elas serão aceitas pelo público. Além disso, a Apple não vai forçar os usuários a fazer grandes alterações em sua tela de bloqueio se não quiserem. Afinal, o objetivo é elevar a personalização.

Com informações: TechRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados