Apple prepara novo iPad de entrada com USB-C no lugar de Lightning

Apple tende a levar porta USB-C a todos os iPads; décima geração do tablet também deve chegar às lojas com suporte ao 5G

Bruno Gall De Blasi
Por
iPad de 9ª geração com Apple Pencil de 1ª geração (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple está prestes a levar a porta USB-C a todos os iPads. Segundo o 9to5Mac nesta terça-feira (14), a fabricante está preparando uma nova geração da versão de entrada do tablet sem o conector Lightning. Outras mudanças também estão previstas para a décima edição do dispositivo, incluindo o suporte ao 5G.

O rumor é voltado à décima geração do iPad. O site informou que o dispositivo identificado pelo codinome J272 vai trazer porta USB-C. Esta alteração daria fim à entrada Lightning nos tablets da marca, já que o dispositivo de nona geração é o único do portfólio atual com o padrão instituído no iPhone 5 em 2012.

A mudança também está em conformidade com o rumor de que a Apple pretende levar o USB-C ao iPhone. Em maio, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que a Apple pensa em lançar um smartphone com o novo padrão já no ano que vem. A União Europeia também está pressionando a Apple para aderir ao novo conector.

iPad Air (foto), Mini e Pro já têm porta USB-C (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
iPad Air (foto), Mini e Pro já têm porta USB-C (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Próximo iPad pode ter 5G e chip mais novo

A décima geração do iPad pode trazer outras novidades. É o caso do suporte ao 5G, recurso que já está presente nos modelos Mini, Air e Pro, além dos iPhones mais recentes. O site ainda aponta para a presença do processador A14 Bionic, o mesmo do iPhone 12 e iPhone 12 Pro

Ainda não há detalhes sobre o design da nova edição – em outras palavras, não se sabe se a próxima geração também terá as laterais retas. Todavia, a Apple pode aumentar a tela de 10,2 polegadas para 10,5 polegadas ou 10,9 polegadas. Este incremento pode estar relacionado à resolução do display, que tende a seguir a mesma do iPad Air. 

A expectativa é de que a Apple apresente a décima geração ainda neste ano, possivelmente com os mesmos valores da edição atual. A nova geração, vale lembrar, chegou ao Brasil no ano passado com preços entre R$ 3.999 e R$ 7.099. O dispositivo possui duas opções de armazenamento: 64 GB e 256 GB.

Com informações: 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados