Notícias Aplicativos e Software

Photoshop para web terá versão grátis, mas funções avançadas serão pagas

Versão freemium do Photoshop para navegadores começa a ser testada, com funções básicas de edição liberadas para todos os usuários

Murilo Tunholi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A versão para navegadores web do Photoshop se tornará gratuita para todos os usuários, em breve. A Adobe tem planos de transformar o aplicativo em um software freemium — ou seja, grátis para acessar ferramentas básicas, mas com alguns recursos trancados. A ideia é apresentar as capacidades do app a mais pessoas, atraindo assim mais usuários pagantes, no futuro.

Adobe Photoshop (Imagem: Szabo Viktor/ Unsplash)
Adobe Photoshop (Imagem: Szabo Viktor/ Unsplash)

Em um primeiro momento, a Adobe começou a testar a versão freemium do Photoshop com exclusividade no Canadá, só que sem ferramentas pagas. Por lá, usuários conseguem acessar o aplicativo, assim como todas as funções disponíveis, a partir de qualquer navegador web, utilizando suas contas da Adobe.

Segundo a empresa, alguns recursos do Photoshop para web serão trancados aos poucos e poderão ser utilizados somente por pessoas que comprarem as respectivas licenças. Contudo, as ferramentas consideradas essenciais pela Adobe irão continuar livres no plano gratuito.

A Adobe não especificou quais são as funções essenciais. Porém, é provável que ferramentas básicas de edição, filtros simples e controle de camadas estejam presentes no pacote sem custo do aplicativo.

A ideia da Adobe é utilizar a versão web do Photoshop para tornar o aplicativo mais acessível. Assim, um número maior de pessoas pode se interessar em pagar pela edição completa, ou até mesmo pelo pacote inteiro de softwares da Adobe.

Vale lembrar que a empresa adotou a mesma estratégia em seus aplicativos para celulares, como Fresco e Express. A versão para navegadores do Photoshop é bastante útil, porque permite fazer edições rápidas em imagens, mesmo em computadores com hardware limitado, como notebooks básicos para estudantes e Chromebooks.

Ainda não há previsão de lançamento global para a versão freemium do Photoshop para navegadores. Por enquanto, somente assinantes do Creative Cloud podem acessar o aplicativo pela web.

Photoshop para web foi lançado em outubro de 2021

Lançado em outubro de 2021, o Photoshop para web é uma versão mais simples do aplicativo de edição de fotos da Adobe. Ele permite fazer modificações básicas em imagens, como cortar áreas, redimensionar objetos, usar pincéis, borrachas e latas de tinta, e corrigir imperfeições pequenas, como marcas na pele.

Apesar de não ter todos os recursos do app nativo, a versão web do Photoshop ainda funciona muito bem como uma ferramenta de colaboração e ajustes rápidos. Com o passar do tempo, a Adobe inclui novas funções no app para navegadores, o deixando cada vez mais completo.

Com informações: The Verge, Neowin.

Murilo Tunholi

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Antes do Tecnoblog, passou pela Editora Globo (TechTudo) e Mosaico (Buscapé/Zoom). É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque