99 cria serviço que permite a dono alugar carro para motoristas do app

99Loc une motoristas a proprietários de veículos para alugar; serviço estreou em março e já tem mais de 500 carros disponíveis

Emerson Alecrim
Por
Aplicativo da 99 em tela de smartphone
App da 99 (imagem: divulgação/99)

Em março deste ano, a 99 criou uma plataforma para que motoristas parceiros possam alugar carros para as suas viagens sem passar por locadoras convencionais. Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o 99Loc, como é convenientemente chamado, já oferece mais de 500 veículos. Mas a companhia dá a entender que esse é só o começo.

Que fique claro que não é a 99 que coloca carros para aluguel no serviço. O 99Loc é uma plataforma de intermediação entre quem precisa alugar um veículo e proprietários que têm carros para locação.

O sistema está disponível tanto para empresas de locação de veículo (normalmente, de pequeno porte) quanto para pessoas físicas. Isso significa que, se você tiver um carro que é pouco usado e quiser gerar alguma renda com ele, pode colocá-lo para locação no 99Loc.

De acordo com a 99, o valor da locação é negociado entre ambas as partes (locador e locatário). Existe até a possibilidade de solicitar que o motorista apresente um cheque caução ou cartão de crédito para garantia, entre outros critérios.

Além disso, os valores gerados com a locação podem ser repassados diretamente ao proprietário a partir dos ganhos do motorista. Pelo menos até o momento, a 99 não cobra comissão pelo serviço.

Para quem é motorista, a principal vantagem do 99Loc está na maior facilidade de alugar veículos com preços mais acessíveis do que os praticados por locadoras tradicionais.

A conexão entre motoristas e proprietários de carros é feita por meio de aproximação geográfica.

Só em BH, mas há plano de expansão

A ideia é interessante, mas, por enquanto, está limitada à cidade de Belo Horizonte (MG). Por lá, o 99Loc já conta com cerca de 70 usuários cadastrados e, como já informado, tem mais de 500 veículos disponíveis.

Está nos planos da companhia levar o 99Loc para outras cidades brasileiras, é claro. A 99 afirma que a expansão do serviço deve começar no segundo semestre de 2022.

De todo modo, a plataforma já aceita cadastros de proprietários estabelecidos em outras cidades (e não só em Belo Horizonte). Para se inscrever, basta acessar a página do 99Loc. Também é possível baixar o aplicativo de mesmo nome via App Store ou Google Play Store.

É válido destacar que o serviço faz parte do DriverLAB, centro de inovações para motoristas parceiros mantido pela 99. A empresa estima que, só em 2022, essa unidade receberá R$ 100 milhões de investimentos.

Sobre o 99Loc em si, Thiago Hipolito, diretor do DriverLAB, resume a ideia:

O 99Loc permite que os motoristas parceiros tenham mais acesso à principal ferramenta de trabalho: o carro. Também é uma oportunidade para locadoras e até pessoas físicas alugarem seus veículos com praticidade e segurança para condutores de app.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados