Uber agora permite que motorista comprove que está em viagem durante blitz

Status de Viagem (U-Status) também pode ser útil para motorista de Uber acessar condomínios ou universidades, por exemplo

Emerson Alecrim
Por
Motorista de Uber

Se não todos, a maioria dos motoristas de Uber deve ter passado pela situação de ter que comprovar que está fazendo uma viagem — durante uma blitz, por exemplo. A partir de agora, isso ficará mais fácil. Nesta segunda-feira (20), a companhia anunciou oficialmente um recurso que serve de comprovante de viagem em andamento: o Status de Viagem (U-Status).

Não é só durante uma blitz. Há várias situações em que o motorista deve comprovar que está realizando uma viagem. Muitas vezes, é necessário pegar ou deixar passageiros dentro de condomínios residenciais, universidades, estacionamento de shoppings, áreas de embarque ou desembarque de aeroportos, complexos industriais, entre outros.

Como as viagens via Uber são realizadas por meio de carros particulares, é comum o motorista ter dificuldade para comprovar a um segurança que está transportando ou indo buscar um passageiro. Para fazer isso, mostrar o aplicativo da Uber em uso costuma ser a melhor saída, mas nem sempre esse procedimento é convincente.

Status de Viagem (imagem: divulgação/Uber)
Status de Viagem (imagem: divulgação/Uber)

O Status de Viagem (U-Status)

O U-Status facilita essa identificação por mostrar, em uma interface de fácil compreensão, quando o motorista está em viagem ou com a sua conta inativa naquele momento.

Além de indicar quando uma viagem de passageiro está em curso, a nova função é capaz de informar se o motorista está fazendo uma entrega via Uber Flash. De modo complementar, o recurso destaca que o condutor não sabe o que tem dentro do pacote transportado, o que pode ser útil durante abordagens policiais.

Para as autoridades, o Status de Viagem também pode ser interessante. Se, durante uma abordagem, o motorista argumentar que está realizando uma viagem via Uber, a polícia pode pedir para que ele mostre o U-Status para comprovar a realização da corrida.

Status de Viagem (imagem: divulgação/Uber)
Status de Viagem (imagem: divulgação/Uber)

De modo resumido, o recurso exibe os seguintes detalhes, de acordo com a própria Uber:

  • as informações resumidas da viagem ou entrega em curso;
  • foto do parceiro e placa do veículo;
  • canais adicionais para as autoridades policiais, caso essas precisem requisitar dados à Uber.

“A ideia é que, por meio da tecnologia, consigamos proporcionar cada vez mais confiança e tranquilidade para motoristas e entregadores”, afirma Leandro Segalla, gerente de relacionamento com autoridades policiais da Uber.

A nova funcionalidade já está sendo liberada nos aplicativos para parceiros da Uber no Brasil. No app, basta procurar o botão de recursos de segurança e, no final da tela seguinte, abrir a opção Status de Viagem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados