Xiaomi Book S é um tablet 2 em 1 que combina Windows 11 com chip Snapdragon

Com teclado acoplável, Xiaomi Book S pode ser transformado em notebook; novidade traz ainda tela de 12,4 polegadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Xiaomi Book S (imagem: divulgação/Xiaomi)

A maioria dos tablets tem processador com arquitetura Arm, mas são poucos os que combinam essa característica com o Windows 11. Está aí a proposta do Xiaomi Book S, que também sai de fábrica com uma tela de 12,4 polegadas. Há uma boa razão para a marca chinesa apostar nessa configuração: a novidade é um dispositivo 2 em 1 (tablet e notebook).

O chip que equipa o Xiaomi Book S é o octa-core Snapdragon 8cx Gen 2, desenvolvido pela Qualcomm justamente para equipar dispositivos com sistema operacional Windows.

Não que a ideia seja inédita. A própria Microsoft tem uma linha com uma proposta similar: os modelos Surface Pro X, que também são 2 em 1 e contam com chips baseados em arquitetura Arm.

No Xiaomi Book S, admito que fiquei um pouco frustrado com o fato de o processador escolhido não ser o Snapdragon 8cx Gen 3, a geração atual. Mas, provavelmente, a Xiaomi seguiu esse caminho ao considerar o aspecto do custo-benefício. O Gen 3 é mais potente, mas mais caro que o Gen 2.

Os 8 GB de memória RAM e o SSD de 256 GB devem contribuir para a novidade ter desempenho minimamente decente.

Mas a característica mais interessante é a tela. Do tipo IPS LCD, o componente tem 12,4 polegadas, resolução de 2560×1600 pixels, brilho de 500 nits, 100% do espectro DCI-P3 e proteção Gorilla Glass 3.

A razão para uma tela tão generosa (para um tablet) está na já mencionada proposta 2 em 1. Graças a um teclado acoplável, é fácil transformar o Xiaomi Book S em um notebook com Windows 11.

Só que o teclado é vendido separadamente. O mesmo vale para a caneta Xiaomi Smart Pen, também compatível com o equipamento.

No quesito conectividade, encontramos aqui Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1 e porta USB-C. O Xiaomi Book S traz ainda câmera traseira de 13 megapixels, além de câmera frontal de 5 megapixels. Já a bateria tem 35 Wh e vem com um carregador rápido de 65 W.

Xiaomi Book S: disponibilidade e preço

Depois de alguns rumores, o Xiaomi Book S foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (21), mas somente para a Europa. Por lá, o dispositivo tem preço sugerido de 699 euros. O teclado e a Xiaomi Smart Pen custam, respectivamente, 149 e 99 euros.

Este não é o único lançamento. A Xiaomi Mi Band 7 também foi anunciada hoje.

Nenhum desses produtos tem previsão de disponibilidade no Brasil, porém.

Xiaomi Book S (imagem: divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Book S (imagem: divulgação/Xiaomi)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados