CPTM vai abrir licitação para oferecer Wi-Fi grátis nas estações de trem

Licitação da CPTM prevê Wi-Fi gratuito em todas as estações das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

Emerson Alecrim
Por
Trem da CPTM (imagem original: CPTM)
Trem da CPTM (imagem original: CPTM)

O que todo usuário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mais quer é que o serviço de transporte funcione bem. Mas não seria ruim ter internet de graça nas estações. Felizmente, isso está prestes a virar realidade. A empresa fará uma licitação para colocar Wi-Fi em toda a extensão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Esse movimento é esperado desde o ano passado, quando a CPTM abriu uma consulta pública para avaliar a instalação de redes Wi-Fi em estações e trens. Bom, pelo menos por ora, a companhia não fala em oferecer o serviço nos trens. Mas ter internet nas estações já é um bom começo.

A empresa ou consórcio que vencer o certame terá que instalar, administrar e fazer a manutenção das redes Wi-Fi, além de ter que arcar com eventuais encargos.

Além disso, o serviço terá que ser oferecido gratuitamente a qualquer usuário interessado. Para cada um deles, a conexão disponível deverá durar pelo menos 30 minutos e ter velocidade média de, no mínimo, 512 Kb/s (kilobits por segundo).

Também faz parte das obrigações a criação de uma plataforma para que o usuário possa se cadastrar ao acessar a rede Wi-Fi pela primeira vez. Além de cadastro, a plataforma deverá oferecer orientações aos passageiros sobre o uso do serviço e ter capacidade para atender a todos os interessados.

Como contrapartida, a empresa ou consórcio poderá oferecer o acesso à internet mediante a exibição de publicidade, desde que o intervalo entre os anúncios seja de pelo menos 15 minutos. Vídeos publicitários também serão permitidos, mas o usuário deverá ter a opção de fechá-los ou pulá-los em até dez segundos.

Publicidade não é a única forma de remuneração possível. A concessionária poderá oferecer ao usuário uma conexão mais rápida ou sem anúncios, por exemplo, mediante pagamento. Mas essa opção não pode prejudicar o funcionamento da modalidade gratuita, como dá a entender Natalia Melo, gerente de novos negócios da CPTM:

O edital também é bastante claro ao afirmar que a empresa concessionária será obrigada a oferecer e garantir uma boa experiência de acesso às redes sem fio.

Trem da CPTM em estação (imagem: reprodução/CPTM)
Trem da CPTM em estação (imagem: reprodução/CPTM)

Estações que terão Wi-Fi

A CPTM já ofereceu Wi-Fi gratuito em algumas estações, mas de modo pontual. Com a licitação, o serviço deverá ser disponibilizado na maioria das estações da companhia.

Como já ficou claro, redes Wi-Fi deverão ser instaladas em todas as estações das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A linha 7-Rubi é a única que não está incluída no projeto, exceto pela estação Palmeiras-Barra Funda. Provavelmente, isso é consequência do plano da CPTM de fazer concessão da linha à iniciativa privada.

Repare também que as linhas 8–Diamante e 9–Esmeralda não foram consideradas para o projeto. Motivo: hoje, essas linhas são administradas pela ViaMobilidade.

A empresa ou consórcio que ganhar o contrato deverá prestar o serviço por 60 meses (cinco anos), podendo haver renovação de até 240 meses (20 anos). O edital está disponível no site da CPTM. Já o processo de licitação será realizado em 26 de julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados