Notícias Carro

Carros elétricos da Tesla e BMW usarão baterias produzidas pela Samsung

Linha de produção piloto de baterias com design cilíndrico já está ativa; fabricação em massa deve iniciar em 2023

Wagner Pedro
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Tesla será a nova cliente da Samsung SDI. Após concluir os testes de um protótipo de bateria do tipo 4680, novo formato adotado pela fabricante de carros autônomos, a subsidiária da marca iniciou uma linha de produção piloto em Cheonan, Coreia do Sul. A empresa também está desenvolvendo um novo design de bateria para os modelos da BMW.

Tesla Model S (Imagem: Divulgação/Tesla)
Tesla Model S (Imagem: Divulgação/Tesla)

Segundo o site coreano The Elec, a nova geração de baterias da Tesla tem um design cilíndrico no padrão 4680 (46 x 80 mm). Na fábrica de Cheonan, a linha de produção é de 20 módulos por minuto, mas a empresa espera aumentar a capacidade para 200 ou 300 módulos com a construção de uma nova instalação na Malásia em 2023.

Usando o design padrão, a linha piloto na China oferece pouco menos de 1 GWh (gigawatt-hora). No entanto, quando a produção em massa estiver sendo executada, espera-se de 8 a 12 GWh — esse último número pode garantir a fabricação de 230 mil unidades de veículos elétricos com autonomia de 400 km.

A Samsung SDI vem desenvolvendo duas versões da bateria cilíndrica 4680: uma com as dimensões padrões, destinadas a Tesla, e outra com um design um pouco mais curto, possivelmente a pedido da BMW.

Ainda não há informações sobre quais modelos chegarão ao mercado com essas novas células de energia ou de que forma elas impactarão na real autonomia oferecida pelas fabricantes.

Samsung e BMW tem uma parceria forte

A possível solicitação da BMW não chega a ser uma surpresa, já que ela vem estreitando a parceria com a sul-coreana desde 2021. O vice-presidente da Samsung Electronics, Lee Jae-yong, chegou a visitar a fábrica da marca na Europa.

Além disso, ambas fecharam um acordo importante este mês: pelos próximos sete anos, a Samsung será responsável pelo fornecimento de quatro milhões de telas OLED para os carros da montadora alemã.

Com informações: SamMobile.

Wagner Pedro

Autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque