Claro fora do ar: celulares ficam sem sinal nesta segunda-feira (27)

Claro caiu, celulares ficam sem sinal e clientes ficam sem conseguir usar internet e fazer ligações em São Paulo; operadora reconheceu a falha

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 8 meses
Celular com logo da Claro

Clientes da Claro enfrentam dificuldades para usar o celular nesta segunda-feira (27): usuários da empresa apontam indisponibilidade no sinal de telefonia móvel, com problemas para fazer ligações e usar internet 4G. A falha parece atingir cidades do estado de São Paulo.

A princípio, a falha da Claro está relacionada apenas ao sinal de celular. O serviço de banda larga fixa e TV por assinatura continuam funcionando normalmente.

Essa não é a primeira vez no ano que a rede da Claro caiu. Em abril, a operadora teve uma “indisponibilidade pontual” que atingiu o serviço de voz e dados de clientes das regiões Sul e Sudeste. Em maio, dois episódios similares ocorreram na mesma semana.

Claro Móvel caiu e está fora do ar hoje em São Paulo

São diversos relatos no Twitter apontando indisponibilidade no sinal de celular Claro em São Paulo.

https://twitter.com/HiltonGoulart22/status/1541482287002443785

No DownDetector, plataforma de medição de quedas em serviços, há um pico de instabilidade desde às 12h50 desta segunda-feira:

Pico de relatos de indisponibilidade da Claro (Imagem: Reprodução/DownDetector)
Mapa de calor mostra indisponibilidade concentrada em São Paulo
Mapa de calor mostra indisponibilidade concentrada em São Paulo (Imagem: Reprodução / Downdetector)

No Twitter, a Claro respondeu alguns usuários informando que houve uma falha de rede, mas não deu previsão para o retorno do sinal:

O Tecnoblog entrou em contato com a Claro para apurar qual a previsão de retorno e o motivo que ocasionou a falha, mas não recebeu resposta até a publicação. A operadora enviou o seguinte posicionamento:

“A Claro informa que, em função de uma instabilidade pontual, já solucionada, alguns clientes de São Paulo podem ter enfrentado dificuldades para acessar os serviços de voz e dados, no início da tarde desta segunda-feira (27). A Claro reforça que suas equipes técnicas trabalharam prontamente para restabelecer os serviços, que estão sendo normalizados gradativamente.”

Atualizado às 17h13

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados