Notícias Telecomunicações

Claro fora do ar: celulares ficam sem sinal nesta segunda-feira (27)

Claro caiu, celulares ficam sem sinal e clientes ficam sem conseguir usar internet e fazer ligações em São Paulo; operadora reconheceu a falha

Lucas Braga
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Clientes da Claro enfrentam dificuldades para usar o celular nesta segunda-feira (27): usuários da empresa apontam indisponibilidade no sinal de telefonia móvel, com problemas para fazer ligações e usar internet 4G. A falha parece atingir cidades do estado de São Paulo.

Celular com logo da Claro
Celulares da Claro ficam sem sinal (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A princípio, a falha da Claro está relacionada apenas ao sinal de celular. O serviço de banda larga fixa e TV por assinatura continuam funcionando normalmente.

Essa não é a primeira vez no ano que a rede da Claro caiu. Em abril, a operadora teve uma “indisponibilidade pontual” que atingiu o serviço de voz e dados de clientes das regiões Sul e Sudeste. Em maio, dois episódios similares ocorreram na mesma semana.

Claro Móvel caiu e está fora do ar hoje em São Paulo

São diversos relatos no Twitter apontando indisponibilidade no sinal de celular Claro em São Paulo.

No DownDetector, plataforma de medição de quedas em serviços, há um pico de instabilidade desde às 12h50 desta segunda-feira:

Pico de relatos de indisponibilidade da Claro (Imagem: Reprodução/DownDetector)
Mapa de calor mostra indisponibilidade concentrada em São Paulo
Mapa de calor mostra indisponibilidade concentrada em São Paulo (Imagem: Reprodução / Downdetector)

No Twitter, a Claro respondeu alguns usuários informando que houve uma falha de rede, mas não deu previsão para o retorno do sinal:

O Tecnoblog entrou em contato com a Claro para apurar qual a previsão de retorno e o motivo que ocasionou a falha, mas não recebeu resposta até a publicação. A operadora enviou o seguinte posicionamento:

“A Claro informa que, em função de uma instabilidade pontual, já solucionada, alguns clientes de São Paulo podem ter enfrentado dificuldades para acessar os serviços de voz e dados, no início da tarde desta segunda-feira (27). A Claro reforça que suas equipes técnicas trabalharam prontamente para restabelecer os serviços, que estão sendo normalizados gradativamente.”

Atualizado às 17h13

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.