Firefox 102 é lançado com melhorias em interface e desempenho; veja novidades

Atualização do navegador traz mudanças na interface, ajustes em falhas de segurança, melhoria no consumo de energia no macOS e mais novidades

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 7 meses
Mozilla Firefox
Mozilla Firefox (Imagem: Divulgação/Mozilla)

Versão mais recente do navegador da Mozilla, o Firefox 102 já pode ser baixado por todos os usuários, a partir desta terça-feira (28). Entre as novidades do update estão melhorias na interface, ajustes em diversas falhas e aprimoramento na segurança. Nas linhas a seguir, você confere as principais mudanças.

Agora, usuários terão a opção de baixar arquivos pelo Firefox sem abrir o painel de downloads sempre que uma nova transferência começar. Essa função é opcional e deve ser ativada nas configurações do navegador. A ideia da Mozilla é deixar as telas mais limpas, só com informações essenciais.

O navegador também incluiu suporte a legendas em vídeos no modo Picture-in-Picture (PiP) reproduzidos em sites como HBO Max, Funimation, Dailymotion, Tubi, Disney+ Hotstar e SonyLIV. Assim, usuários podem assistir a vídeos legendados em uma pequena janela posicionada em um dos quatro cantos da tela.

No macOS, em específico, o Firefox diminuiu o consumo de energia e o uso do processador em diversas tarefas. Com isso, a autonomia da bateria de MacBooks deve aumentar ao assistir a vídeos em tela cheia. Essa mudança vale para sites como YouTube, Twitch, Netflix, Amazon Prime Video, entre outros.

Ajustes de segurança e novidades do Firefox 102

Na parte dos ajustes, o navegador consertou o recurso de leitura de tela no Windows. Nesse modo, ao pressionar a tecla Enter para ativar um elemento, o Firefox irá responder ao comando corretamente. Isso é especialmente útil para pessoas com deficiência visual, já que permite ler em voz alta qualquer texto exibido na tela.

O Firefox ainda resolveu diversas falhas de segurança reportadas por usuários. A lista completa de brechas solucionadas, com detalhes sobre cada uma, está disponível no site oficial da Mozilla .

As notas da atualização do Firefox 102 podem ser conferidas na íntegra também no site oficial da Mozilla.

Quem quiser pode baixar o navegador pelo site do Firefox. No Windows, também é possível usar a Microsoft Store para fazer isso.

Com informações: Neowin.

Receba mais sobre Firefox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados