Raspberry Pi 4 adaptado para minerar criptomoeda Helium é homologado na Anatel

"RAK Hotspot Miner" é um Raspberry Pi 4 adaptado para minerar a criptomoeda Helium (HNT) e cria um hotspot de rede 4G

Bruno Ignacio
Por

Um novo aparelho minerador de criptomoedas foi homologado pela Anatel na última quarta-feira (23). O mais curioso é que esse dispositivo é, praticamente, um computador compacto Raspberri Pi 4 envolto por uma estrutura metálica. Batizado de “WisGate RAK7248 Hotspot Miner v2”, o aparelho é especificamente adaptado para extrair uma moeda digital chamada Helium (HNT), lançada em 2020.

  • Como funciona a mineração de criptomoedas [Bitcoin, Ethereum, etc.]
  • O que é a mineração de criptomoedas? [Investimentos]

A Helium é uma criptomoeda cuja proposta é ser um ativo digital usado como recompensa para incentivar usuários a oferecer suas máquinas para criar nós (nodes) que sustentam uma rede LAN via 4G. Estamos falando de uma LoRanLAN, ou Long Range Local Area Network, para a Internet das Coisas (IoT). Trata-se de uma rede global e, de longe, a maior rede IoT descentralizada e de código aberto do mundo.

Criando um hostspot e minerando HNT

A mineração é uma parte essencial do projeto, que mantém a rede funcionando em todo o mundo. O novo e curioso dispositivo homologado pela Anatel chega como uma alternativa para investidores do mercado cripto para extrair a criptomoeda Helium e ajudar a criar um hotspot de internet a partir de seu aparelho, expandindo a cobertura do projeto.

Ainda não sabemos quais os possíveis preços praticados no Brasil para esse dispositivo, mas temos os detalhes técnicos do aparelho. Novamente, o aspecto mais curioso é que o minerador de Helium homologado é, basicamente, um computador Raspberry Pi 4 adaptado.

O manual do produto descreve que o minerador de HNT pode ser configurado em minutos usando um smartphone e o aplicativo próprio do dispositivo. De acordo com o documento, o aparelho deve usar uma quantidade de energia elétrica similar a de uma lâmpada de LED de 5W. Ou seja, o consumo é consideravelmente baixo. Além disso, o usuário vai poder gerenciar seu hotspot de internet pelo app em seu smartphone.

Mineração de criptomoedas (Imagem: WorldSpectrum/Pixabay)
Mineração de criptomoedas (Imagem: WorldSpectrum/Pixabay)

Na prática, a tecnologia por trás do Helium combina o wireless, o LoRaWAN e o blockchain Helium. Os mineradores que usam o RAK Hotspot ganham HNT quando dispositivos se conectam na rede criada e quando o aparelho valida a cobertura wireless. Usando um sistema chamado “Prova de Cobertura”, os usuários do dispositivo ganham mais Helium quando estão ao menos a 300 metros de distância de outro hotspot.

Esse alcance depende da localização do usuário. Para áreas rurais, por exemplo, a distância da recompensa extra se estende até um raio de 16 Km. No entanto, vale destacar que a recompensa na criptomoeda é fornecida com base na necessidade local de cobertura. Assim, estima-se que entre 50 e 100 hotspots sejam necessários para cobrir uma pequena cidade. Mineradores adicionais receberão recompensas menores.

Características técnicas:

  • Sistema operacional: Raspberry Pi 4 (Linux)
  • 2 GB de RAM integrada
  • Cartão SD de 32 GB
  • Baseado no LoRa Concentrator Engine: Semtech® SX1302
  • Dissipador de calor embutido para gerenciamento termal
  • Fonte de alimentação de 5V/3A
  • Suporte de frequência LoRa: RU864, IN865, EU868, US915, AU915, KR920, AS923.
  • Suporta um servidor LoRaWAN totalmente de código aberto
  • LAN sem fio 2,4 GHz e 5,0 GHz IEEE 802.11b/g/n/ac
  • Bluetooth 5.0

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados