Windows 10 22H2 está “secretamente” instalado no 21H2 e pode ser ativado

Série de instruções no Prompt de Comando muda a versão do Windows 10, mas não traz novidades; sistema deve receber updates até 2025

Giovanni Santa Rosa
Por
Notebook com Windows 10 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Enquanto todo mundo presta atenção no Windows 11, a Microsoft continua atualizando o Windows 10. Ele deve receber a versão 22H2 no segundo semestre, mas a empresa não falou sobre o assunto até o momento. O que se sabe é que este update virá: ele está “escondido” no 21H2, mas pode ser revelado com uma série de comandos.

As instruções foram publicadas pelo site Neowin e funcionam na máquina de quem baixou o pacote opcional KB5014666.

Os comandos são digitados no Prompt de Comando e usam a ferramenta Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM, na sigla em inglês).

Depois disso, a tela “Sobre o Windows” diz que a versão 22H2 está ativada.

A mudança é só na informação no sistema mesmo, sem trazer recursos novos. Porém, isso confirma: a atualização realmente existe e virá em breve.

Provavelmente, a 22H2 não terá grandes mudanças: será mesmo um update comum com uma mudança no código que aparece nas informações do sistema.

Isso não é inédito: o Windows 10 1909 também era instalado com um “pacote de ativação” que trazia poucas novidades, todas elas “adormecidas” no Windows 10 1903.

Windows 10 receberá updates até 2025

Mesmo com poucas novidades, é bom atualizar o Windows 10 para a versão 22H2. De tempos em tempos, a Microsoft para de fornecer updates para uma das versões mais antigas do sistema.

A 21H2, por exemplo, chegará até meados de 2023 (para Home ou Pro) ou de 2024 (para Enterprise).

Já a 20H2 teve o serviço encerrado em maio de 2022 — a empresa forçou a atualização para não deixar os usuários sem suporte.

Versão mais recente para o sistema, a 21H2 trouxe poucas atualizações perceptíveis para o usuário comum, mas veio com mudanças no Subsistema para Linux e compatibilidade com redes Wi-Fi que usam criptografia WPA3. É provável que a 22H2 traga apenas novidades desse tipo.

A empresa promete lançar um grande upgrade todos os anos até 2025. Então, se você não gostou do Windows 11 ou se sua máquina não é compatível com ele, ainda tem um bom tempo para aproveitar o Windows 10.

Com informações: Neowin, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados