Notícias Negócios

Google: chefe do Workspace, que liderou grandes mudanças, sai da empresa

Javier Soltero era um dos principais executivos do Google e ajudou Workspace a crescer mais de 50% em três anos

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Javier Soltero está deixando o Google. Talvez você nunca tenha ouvido falar do executivo. Seja como for, saiba que ele foi um dos responsáveis por transformar o G Suite em Google Workspace. A notícia é surpreendente para quem acompanha o segmento, afinal, Soltero levou para o Google a experiência de ter feito parte da divisão Office, da Microsoft.

Google Workspace (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Google Workspace (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sabe o Outlook para iOS?

Soltero ganhou prestígio no mercado depois de ter criado o Acompli, cliente de email para Android e iOS que, até meados de 2014, era relativamente popular. Não por acaso, a Microsoft comprou a empresa, no final do mesmo ano, pela bagatela de US$ 200 milhões.

Após o negócio, a Microsoft transformou o Acompli em Outlook para iOS e, depois, para Android. Javier poderia ter usado a bolada que recebeu para fazer uma “despedida de soltero” (desculpa) ou algo assim, mas optou por acompanhar o seu produto à nova casa.

No começo, Soltero cuidou da divisão Outlook Mobile. Mais tarde, ele chegou ao cargo de vice-presidente corporativo da divisão Office Product Group. Ainda na Microsoft, o executivo trabalhou na divisão Cortana.

Da Microsoft para o Google

A experiência na Microsoft — sobretudo no que diz respeito ao Office — fez Soltero ser contratado pelo Google, em 2019. Sem nenhuma surpresa, o executivo assumiu a função de vice-presidente do então G Suite. Gmail, Agenda, Drive, Keep e Meets eram apenas alguns dos produtos que estavam sob os seus cuidados.

Javier Soltero (imagem: divulgação/Google)
Javier Soltero (imagem: divulgação/Google)

É claro que o Google buscava aumentar a penetração do serviço no mercado. E conseguiu. O G Suite foi transformado em Google Workspace em outubro de 2020, uma ano depois da chegada de Soltero. Sob a liderança dele, a companhia viu a base de usuários da plataforma crescer mais de 50% nos últimos três anos.

Para tanto, Soltero e equipe promoveram mudanças significativas no Google Workspace, incluindo uma integração melhorada entre os produtos oferecidos e a reformulação de alguns deles. Um exemplo: ele está por trás da barra lateral que leva o Chat, o Spaces e o Meet para a versão web do Gmail.

Os últimos trabalhos de Javier Soltero envolvem a unificação do Google Duo com o Meet e a descontinuação do Hangouts clássico.

Soltero ficará no Google até 15 de julho. Nenhuma das partes revelou o motivo de sua saída. Via Twitter, o executivo apenas agradeceu aos colegas de trabalho e contou que a decisão de sair partiu dele.

Com informações: 9to5Google, Protocol.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque