Notícias Brasil

CNH já pode ser renovada pela internet no Detran do Rio de Janeiro

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível no Posto Digital; processo elimina a necessidade de agendamento

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Detran do Rio de Janeiro facilitou o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas fluminenses já conseguem renovar o documento diretamente pela internet, sem precisar fazer agendamento para fazer o atendimento. A novidade foi anunciada pelo departamento nesta segunda-feira (4).

Detran-RJ lança renovação de CNH pela internet (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Detran-RJ lança renovação de CNH pela internet (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O serviço de Renovação da Habilitação Simplificada pela internet busca agilizar o processo. Através dele, os motoristas só precisam acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Em seguida, basta fazer o requerimento pelo Posto Digital e aguardar as próximas etapas. 

A mudança descarta a necessidade de fazer um agendamento prévio para dar a entrada no processo. Todavia, os solicitantes ainda terão que se dirigir às unidades do Detran para fazer uma nova fotografia, biometria e buscar o documento. O endereço da clínica médica para fazer os exames também será repassado pela internet.

O recurso, porém, está disponível apenas para a renovação simplificada da CNH. Ou seja, caso você queira fazer alterações nos dados da carteira, será preciso fazer um agendamento prévio. O serviço digital também não é obrigatório – se você preferir, é possível marcar um horário para fazer o processo presencialmente.

Renovação da CNH já pode ser solicitada pelo Posto Digital (Imagem: Reprodução/Detran-RJ)
Renovação da CNH já pode ser solicitada pelo Posto Digital (Imagem: Reprodução/Detran-RJ)

Renovação da CNH deve ser feita pelo site do Detran-RJ

A requisição deve ser feita pelo Posto Digital. Para acessá-lo, basta entrar no site do Detran-RJ e clicar na opção “Posto Digital”. Em seguida, é só acessar a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar” e seguir as orientações. 

Vale lembrar que é preciso pagar o Duda de Renovação de CNH.

“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, disse Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ no comunicado à imprensa.

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque