Vivo ativa 5G na frequência de 3,5 GHz em Brasília sem cobrança adicional

Tecnologia já está disponível para clientes com celulares compatíveis, mas quem quiser usar o 5G standalone precisa trocar de chip

Giovanni Santa Rosa
Por
Celulares com logo da Vivo

Depois de TIM e Claro, a Vivo é mais uma operadora a anunciar a ativação do 5G na frequência de 3,5 GHz na cidade de Brasília (DF). Assim como as duas concorrentes, o sinal da empresa começa a funcionar nesta quarta-feira (6). Clientes com aparelhos compatíveis já podem usar o serviço.

Segundo a Vivo, 2,5 milhões de clientes em todo o País já estão aptos a usar o novo padrão.

Quem quiser usar a conexão standalone (SA), de menor latência, terá que trocar de chip e ter um aparelho compatível com essa forma de conexão — nem todos os smartphones 5G são compatíveis com o standalone.

Na Vivo, os planos são os mesmos, sem cobranças adicionais. A TIM, por exemplo, condicionou seu 5G SA à contratação de um pacote extra de 50 GB por R$ 20 mensais, gratuitos no primeiro ano. Já a Claro restringiu o 5G SA a um plano de R$ 149,99 por mês.

Quem não trocar de chip ou não tiver um aparelho compatível com o 5G SA usará o 5G NSA. Ele também tem frequência dedicada e velocidade semelhante, mas compartilha o núcleo da rede com o 4G e tem latência maior que a versão standalone.

5G mais rápido

Seja em SA ou NSA, o 5G na frequência de 3,5 GHz começa a explorar todo o potencial do padrão. Há cerca de dois anos, as operadoras vendem o 5G DSS — que usa a frequência de 2,3 GHz, a mesma do 4G, e não é tão mais rápido assim.

Agora, quase oito meses após os leilões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a nova tecnologia de conexões começa a chegar em frequências dedicadas.

Brasília foi a primeira cidade por haver menos antenas a serem adaptadas, em comparação com outras capitais.

Mapa do 5G da Vivo em Brasília; cor escura representa conectividade em ambientes internos, e clara, externos
Mapa do 5G da Vivo em Brasília; cor escura representa conectividade em ambientes internos, e clara, externos (Imagem: Reprodução / Vivo)

A Vivo não detalhou em que áreas o sinal está disponível. No site da operadora, há um mapa com a cobertura.

A tendência é que Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) sejam as próximas cidades a receber a tecnologia, ainda sem datas definidas. As operadoras precisam da liberação da Anatel para ativar as redes.

Com informações: UOL, Teletime, Estadão Conteúdo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados