Notícias Brasil

Internet de graça: praias do Rio de Janeiro ganham rede Wi-Fi da Orla Rio

Wi-Fi da Orla Rio estará disponível, inicialmente, na Zona Sul do Rio de Janeiro; internet grátis vai atender outras praias no futuro

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os cariocas não precisam mais usar redes móveis em praias do Rio de Janeiro. A Orla Rio anunciou uma rede Wi-Fi gratuita em mais de 60 quiosques localizados na Zona Sul da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a concessionária e o Grupo Muzika, responsável pela solução de gerenciamento de usuários Skyfii. 

Praias de Copacabana e do Leme ganham rede Wi-Fi com internet grátis oferecida pela Orla Rio (Imagem: Rodrigo Soldon/Flickr)
Praias de Copacabana e do Leme ganham rede Wi-Fi com internet grátis oferecida pela Orla Rio (Imagem: Rodrigo Soldon/Flickr)

A novidade facilita o acesso à internet em praias da cidade. Segundo uma publicação no site da Orla Rio, a operação está disponível a partir de julho e levará a conexão aos visitantes e moradores. Inicialmente, o projeto estará disponível na extensão que liga o Forte do Leme ao Forte de Copacabana, na Zona Sul. 

Inicialmente, a plataforma estará disponível em 32 duas bases, abrangendo 64 quiosques nas praias de Copacabana e do Leme. Para usá-la, basta se conectar à rede “#Orla Rio#”. Antes de aproveitar a conexão, os usuários terão de preencher um cadastro inicial para garantir o acesso à internet sem custo algum.

Orla Rio espera 15 mil acessos simultâneos nas praias

A aposta da concessionária de quiosques é grande. Segundo a Orla Rio, estima-se que a rede irá receber cerca de 15 mil acessos simultâneos e vai disponibilizar aproximadamente de 1 TB de internet diariamente. O projeto deve atender 2 milhões de pessoas que transitam na orla das praias do Leme e Copacabana.

A estrutura também foi garantida graças a uma aproximação entre a Orla Rio e o Grupo Muzika. Através dessa parceria, a concessionária ganhou acesso ao software Skyfii, que ficará responsável pelo gerenciamento de usuários. 

“Buscamos cada vez mais proporcionar uma infraestrutura de alta qualidade aliada a experiências únicas na orla para turistas e cariocas, inclusive através de ativações e vivências phygital – que unem o físico com o digital”, afirmou João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio. 

Internet grátis será levada a outras praias do RJ

Inicialmente, o projeto estará disponível somente em duas praias da Zona Sul carioca: Copacabana e Leme. Mas a Orla Rio já está se preparando para levar o serviço a outros lugares. É o que conta o presidente da concessionária:

“A implementação da internet gratuita inicialmente em Copacabana e futuramente expandindo até o Recreio irá agregar ainda mais, oferecendo mais possibilidades a todos os frequentadores”, disse.

A Orla Rio também vai aproveitar o projeto para oferecer conteúdo exclusivo com informações e novidades sobre os quiosques e orlas. A iniciativa também visa distribuir promoções especiais aos cadastrados.

Com informações: Mobile Time e Orla Rio

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque