Semp TCL anuncia TV QLED de 98 polegadas e mais oito modelos para o Brasil

Além de nove TVs com Google TV e Roku TV, Semp TCL anunciou três smartphones Android para o mercado brasileiro

Emerson Alecrim
Por
TV TCL C735 QLED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TV TCL C735 QLED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A edição 2022 da feira Eletrolar Show acontece nesta semana, em São Paulo (SP). O maior estande do evento é ocupado pela Semp TCL. A companhia aproveitou o espaço para mostrar alguns lançamentos previstos para o Brasil neste ano. Entre eles estão uma TV QLED de 98 polegadas e três smartphones Android.

É claro que a empresa também prometeu TVs menores. Pelo menos nove modelos devem ser lançados no país nas próximas semanas. Sete terão a marca TCL. As outras duas TVs ostentarão o nome Semp.

Neste ponto, vale observar que a brasileira Semp criou uma joint venture com a chinesa TCL em 2016. O resultado foi a formação da Semp TCL. Note, porém, que os produtos sempre ostentam uma marca ou a outra.

Modelo de 98 polegadas e mais oito TVs

Por motivos óbvios, a TV TCL C735 é uma das que mais chamam a atenção. O modelo tem 98 polegadas de tamanho e é, nas palavras da Semp TCL, a maior TV do mercado brasileiro atualmente.

Além das dimensões generosas, a TCL C735 traz painel do tipo QLED, resolução 4K, tecnologia HDR e taxa de atualização de 120 Hz. O sistema do modelo é o Google TV. Entre as demais características estão o suporte aos padrões Dolby Vision IQ e Dolby Atmos.

TV TCL C735 QLED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TV TCL C735 QLED — a maior do Brasil, diz a Semp TCL (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Também há uma opção com resolução 8K. Trata-se do modelo TCL X925. O painel é menor em relação à TV TCL C735, mas ainda é grande o suficiente para ocupar um bom espaço na sala: 75 polegadas.

O painel da TV TCL X925 é do tipo QLED Mini LED. A fabricante afirma que o modelo oferece também cobertura de um bilhão de cores, taxa de 120 Hz, sistema de áudio Onkyo com subwoofer e soundbar integrado, além de certificações IMAX Enhanced e DTS.

A TCL X925 não estava exposta, mas este é o modelo (imagem: divulgação/Semp TCL)
A TCL X925 não estava exposta, mas este é o modelo (imagem: divulgação/Semp TCL)

A TCL X925 também vem com Google TV. Aliás, essa plataforma aparece nos seguintes novos modelos:

  • TCL C835: 65 e 75 polegadas, 4K, Mini LED
  • TCL P735: 65 e 75 polegadas, 4K, HDR, LCD
  • TCL P635: 43, 50 e 55 polegadas, 4K, HDR10, LCD
  • TCL RP630: 50 polegadas, 4K, HD, LED LCD

A companhia anunciou ainda modelos com sistema Roku TV. São eles:

  • TCL RS530: 32 (HD) e 43 polegadas (full HD), LCD
  • Semp RK 8600: 50 polegadas, 4K, HDR, LED LCD
  • Semp R6500: 32 (HD) e 43 polegadas (full HD), LCD (exceto por alguns detalhes no design, o modelo é igual à TV TCL RS530)
TV TCL C835 Mini LED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TV TCL C835 Mini LED (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Três celulares Android, mas não se empolgue

No Brasil, a TCL até pode não ser a marca mais lembrada quando o assunto é celular, mas a empresa continua dando atenção para o segmento. Na Eletrolar, a companhia confirmou o lançamento de três opções no país: os modelos TCL 30 5G, TCL 30+ e TCL 30 SE.

Os smartphones TCL 30 5G e TCL 30+ contam com tela AMOLED de 6,7 polegadas e resolução full HD+. Ambos também trazem bateria de 5.010 mAh e suporte a carregamento rápido de 18 W.

TCL 30+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TCL 30+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O conjunto de câmeras é praticamente o mesmo em ambos os celulares. O destaque vai para o sensor principal de 50 megapixels na traseira e para a câmera frontal, do tipo grande angular e com 13 megapixels.

4 GB de RAM e armazenamento de até 128 GB complementam as especificações. A principal diferença entre os dois dispositivos está no processador. O TCL 30 5G conta com um chip MediaTek Dimensity 700; o TCL 30+, com um MediaTek Helio G37.

Ah, o TCL 30 5G é o único dos três modelos que tem suporte a… 5G.

TCL 30+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TCL 30+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Sobre o TCL 30 SE, esse é o modelo mais simples do trio. Sua ficha técnica inclui tela IPS LCD de 6,52 polegadas com resolução HD+, chip MediaTek Helio G25, 4 GB de RAM e até 128 GB de armazenamento. A bateria tem 5.000 mAh.

No Brasil, a TCL lança smartphones de entrada e intermediários. Considerando essas categorias, até que os modelos anunciados na Eletrolar são interessantes.

O problema é que a marca não tem uma política definida de atualização do Android. Os três modelos trazem o Android 12 como sistema operacional, mas não há previsão de update para o Android 13. Somente atualizações de segurança estão previstas.

Disponibilidade

Nenhum dos produtos anunciados na feira teve o preço divulgado. O motivo está na previsão de lançamento. Tanto as TVs quanto os celulares devem chegar ao mercado brasileiro a partir de setembro. Só então conheceremos os valores.

TCL Nxtpaper 10s é um tablet com tela e-ink (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
TCL Nxtpaper 10s é um tablet com tela e-ink (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Pena que alguns dispositivos que a Semp TCL expôs na Eletrolar não devem chegar ao Brasil. Um deles — o que mais chamou a minha atenção — é o TCL Nxtpaper 10S, tablet com tela e-ink colorida.

Além de ser econômico no consumo de energia, esse tipo de painel oferece uma experiência de leitura bastante agradável. Pelo menos essa foi a impressão que tive durante os poucos minutos em que testei o tablet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados