Xbox Cloud Gaming tem gráficos piores no Linux, mas dá para consertar isso

Linux não oferece suporte oficial ao Xbox Cloud Gaming, mas é possível "enganar" os servidores para ter os melhores gráficos

Murilo Tunholi
Por
Xbox Cloud Gaming (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Xbox Cloud Gaming sofre com alguns problemas no Linux que não existem em outras plataformas. Uma das limitações é a baixa qualidade dos gráficos em todos os jogos, independente da velocidade da internet dos usuários. Essa falha tem um motivo, mas pode ser contornada rapidamente com uma modificação simples.

No subreddit Linux_Gaming, usuários do sistema operacional começaram a reclamar que os jogos do Xbox Cloud Gaming rodavam com gráficos ruins. Teoricamente, isso não deveria acontecer, já que a plataforma transmite apenas as imagens dos games. Todo o processamento é realizado em máquinas da própria Microsoft, nos servidores da empresa.

Essa limitação tem um motivo: o Xbox Cloud Gaming não suporta Linux, até o momento. Segundo Jordan Cohen, um dos líderes de projeto do xCloud, o sistema operacional não consegue executar o serviço da melhor forma possível. Por isso, quando aberta, a plataforma deixa a resolução e a taxa de bits em um valor mínimo que funciona em qualquer dispositivo.

Jogo rodando no Xbox Cloud Gaming em Linux (à esquerda) e em Windows (à direita)
Jogo rodando no Xbox Cloud Gaming em Linux (à esquerda) e em Windows (à direita) (Imagem: Reprodução/The Verge)

Em uma publicação no subrreddit Linux_Gaming, o funcionário da Microsoft explicou o seguinte:

“Tecnicamente, o Xbox Cloud Gaming não oferece suporte a Linux (hoje), então ele reverte [a imagem] para uma resolução e taxa de bits padrão que sabemos que serão mais seguras e com melhor desempenho para uma variedade muito maior de dispositivos, especialmente dispositivos mais antigos e menos poderosos.

Para isso, realizar o sniffing do navegador era mais simples do que o sniffing de recursos, embora não seja tecnicamente ideal.

Dito isso, a equipe está trabalhando para melhorar o suporte e o acesso em uma variedade maior de dispositivos e sistemas operacionais, e queremos absolutamente que todos, independentemente do sistema operacional, tenham a melhor experiência possível. Também estamos considerando alterar os padrões para [o serviço] ser mais inteligente, mas não temos nada específico para anunciar ainda.

Se, e quando, lançarmos essas melhorias, será um prazer responder novamente a esta mensagem”.

Obrigado!

Jordan Cohen, líder de projeto do xCloud.

Como melhorar o gráfico do Xbox Cloud Gaming

Apesar de ainda não existir uma solução oficial da Microsoft, é possível melhorar a qualidade dos jogos do Xbox Cloud Gaming no Linux de maneira bem fácil. É necessário apenas “enganar” a plataforma para ela pensar que está rodando em Windows.

No Reddit, o usuário Spiritual-Ad2806 ensinou a fazer esse processo. Em resumo, basta utilizar o navegador Edge com qualquer extensão capaz de mudar o user agent do programa. O user agent nada mais é que uma linha de código responsável por dizer aos sites quais navegadores e sistemas operacionais estão em uso.

Um exemplo é a extensão User-Agent Switcher and Manager. Após instalar, basta configurá-la para que o Edge diga ao site do Xbox Cloud Gaming que o navegador está rodando no Windows em vez do Linux.

Não é obrigatório realizar esse processo, mas a melhora na imagem é significativa, principalmente em jogos com muito texto.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados