Iti Itaú lança Metas para separar dinheiro rendendo 100% do CDI diariamente

Novo recurso Metas do Iti Itaú permite que o usuário crie "cofrinhos" dentro da conta digital com diferentes objetivos e metas de valores

Bruno Ignacio
Por
Aplicativo Iti Itaú
Aplicativo Iti Itaú (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento de um novo recurso para seu banco digital Iti. Batizado de “Minhas Metas”, a nova funcionalidade da conta permite que o cliente distribua o saldo e organize melhor suas finanças, separando elas em “cofrinhos” diferentes. A ferramenta conta com rendimento diário de 100% do CDI, sem a cobrança de IOF, e permite o resgate imediato a qualquer momento.

O novo Minhas Metas do Itaú Iti já está disponível para todos os usuários do banco digital a partir desta quarta-feira. O Tecnoblog foi convidado para testar o novo recurso antecipadamente. Assim como a proposta já sugere, trata-se de uma ferramenta bem útil para organizar a vida financeira.

Diferentemente de outros recursos parecidos e já bem conhecidos, como a tradicional poupança e outras funções similares de diferentes bancos digitais, o Minhas Metas do Iti traz uma interface muito amigável e intuitiva para separar em várias “caixinhas” seu dinheiro.

No entanto, não é necessário guardar imediatamente qualquer quantia. O usuário cria a meta e pode ir adicionando fundos lentamente, até atingir o objetivo definido.

No teste realizado, criei uma Meta com o título “Viagem”. A meta definida foi de R$ 1.000, mas não tive que depositar nenhum fundo no ato de criação do “cofrinho”. Assim, posso colocar a quantia que quiser quando for financeiramente mais vantajoso.

Novo Recurso Metas do Iti Itaú no aplicativo para Android
Novo Recurso Metas do Iti Itaú no aplicativo para Android (Imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

Minhas Metas do Iti rendem 100% do CDI diariamente

Vale destacar que cada uma dessas caixinhas organizacionais do Iti rende 100% do CDI diariamente e sem cobrança de IOF, o que é um bom incentivo para usar o recurso em vez de deixá-lo parado em uma conta tradicional.

No entanto, a conta principal do banco digital do Itáu também traz o mesmo rendimento, então o Metas é muito mais voltado para você realmente planejar e organizar suas finanças, seja a curto ou longo prazo.

Além disso, é possível resgatar o dinheiro guardado em uma Meta a qualquer dia da semana, sem restrição de horário, então não há qualquer obrigação em manter sua reserva intocada caso seja necessário retirar os valores.

Cada Meta pode ser definida com objetivos distintos, tanto em finalidade quanto em meta final de valor. Os detalhes também podem ser alterados após a criação do “cofrinho” dentro do banco digital. Tudo isso é acompanhado separadamente da sua conta principal.

Metas do Iti podem ser modificadas a qualquer momento
Metas do Iti podem ser modificadas a qualquer momento (Imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

Conforme compartilhado pelo Itaú Unibanco em comunicado, “com o Minhas Metas, todos os clientes do iti já podem estipular valores a serem alcançados para conquistar cada objetivo e customizar a página dentro do app de acordo com suas necessidades, seja para uma viagem, reserva de emergência, cursos, a compra de um bem, entre outras.”

João Araújo, diretor do iti Itaú, afirmou em comunicado que o propósito do novo recurso é ajudar os clientes do banco digital a ter mais controle sobre seu dinheiro a organizar melhor a vida financeira. Por meio do aplicativo do Iti, o usuário é capaz de acompanhar o rendimento de cada meta.

“As pessoas têm necessidade de separar dinheiro para distintas finalidades ao mesmo tempo. A lógica de concentrar todo o valor em um único saldo pode dificultar a sua organização.”

João Araújo, diretor do iti Itaú, em comunicado

Nubank lançou recurso similar

O Nubank anunciou também anunciou um recurso muito semelhando ao Metas do Iti Itaú recentemente. Na segunda-feira, a fintech revelou uma nova função Caixinhas, que promete ajudar os clientes a guardar dinheiro baseado em objetivos, auxiliando na organização financeira.

Recurso de Caixinhas do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)
Recurso de Caixinhas do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

A proposta das Caixinhas é quase que idêntica às Metas do Iti Itaú. O rendimento dos valores separados em caixinhas ocorre desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis.

O recurso do Nubank traz dois tipos de investimentos: um RDB da própria empresa, com rendimento de 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e o Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com rentabilidade acima de 100% do CDI. Quando o cliente cria uma Caixinha, o app deverá sugerir a opção mais adequada de acordo com o perfil e objetivo do cliente.

As Caixinhas do Nubank ainda não estão completamente disponíveis para todos os clientes. Enquanto o anúncio foi realizado na segunda-feira, a fintech prometeu que a ferramenta chegaria a todos os usuários “nos próximos dias”.

*Atualizado às 17h20: o texto original informava que o rendimento das Caixinhas do Nubank ocorreria apenas após 30 dias, o que estava incorreto. O rendimento ocorre desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados