Notícias Aplicativos e Software

Media Player do Windows 11 é atualizado para… copiar músicas de CD?!

Acredite se quiser: a nova versão do Media Player para Windows 11 ganhou uma função para "ripar" CDs de música

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Microsoft lançou o Windows 11 para, só depois, aperfeiçoar algumas das ferramentas do sistema. Entre eles está o Media Player. Novas versões do reprodutor de mídia vêm sendo liberadas desde o final de 2021. Uma atualização surgiu nesta semana. Acredite: o principal atributo dela é a função de “ripar” CDs de música.

Função de "ripar CD" do Media Player para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Função de “ripar CD” do Media Player para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

É uma decisão surpreendente, afinal, não estamos na década de 2000 e unidades de CD/DVD são raridade nos PCs de hoje. Além disso, muita gente se vira bem com serviços como Spotify e YouTube Music para ouvir música.

Mas é provável que a Microsoft queira tornar o reprodutor de mídia do Windows 11 tão ou mais funcional que o Windows Media Player clássico. É por isso que, em março, a companhia introduziu, na ferramenta, suporte a reprodução de CDs de áudio.

O passo seguinte, sabemos agora, é o de permitir que o novo Media Player também extraia faixas de CDs de música — “ripar” um CD consiste justamente nisso.

Por padrão, a ferramenta extrai faixas para arquivos em ACC, com bit rate variando entre 96 e 320 Kbps, explica o Ars Technica. Mas os formatos WMA, FLAC e ALAC também são suportados.

Suporte a MP3? Pois é, essa é uma ausência notável. A Microsoft não explica a razão para a extração de áudio não funcionar com esse formato. Esse aspecto causa ainda mais espanto se levarmos em conta que o velho Windows Media Player tem esse recurso.

Uma possível explicação é o fato de o novo Media Player ter como base o Groove Música e não o reprodutor clássico, que conta com mais funções. Outra é uma possível restrição no licenciamento de codecs. Mas quem sabe o suporte a MP3 não apareça em uma versão futura?

Ah, a Microsoft revelou também que está migrando a associação de determinados formatos de vídeo do aplicativo Filmes e TV para o Media Player.

Repaginada no aplicativo Câmera

Aplicativo Câmera para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Aplicativo Câmera para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Não foi só o Media Player que passou por mudanças recentes. O programa Câmera também foi atualizado, mas para ter uma aparência mais elegante e condizente com o padrão visual do Windows 11.

No que diz respeito a recursos, a ferramenta ganhou suporte a digitalização de QR codes e códigos de barra.

Por ora, as novas versões de ambos os aplicativos estão disponíveis apenas no Canal Dev do programa Windows Insider.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque