Media Player do Windows 11 é atualizado para… copiar músicas de CD?!

Acredite se quiser: a nova versão do Media Player para Windows 11 ganhou uma função para "ripar" CDs de música

Emerson Alecrim
Por
Função de "ripar CD" do Media Player para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft lançou o Windows 11 para, só depois, aperfeiçoar algumas das ferramentas do sistema. Entre eles está o Media Player. Novas versões do reprodutor de mídia vêm sendo liberadas desde o final de 2021. Uma atualização surgiu nesta semana. Acredite: o principal atributo dela é a função de “ripar” CDs de música.

É uma decisão surpreendente, afinal, não estamos na década de 2000 e unidades de CD/DVD são raridade nos PCs de hoje. Além disso, muita gente se vira bem com serviços como Spotify e YouTube Music para ouvir música.

Mas é provável que a Microsoft queira tornar o reprodutor de mídia do Windows 11 tão ou mais funcional que o Windows Media Player clássico. É por isso que, em março, a companhia introduziu, na ferramenta, suporte a reprodução de CDs de áudio.

O passo seguinte, sabemos agora, é o de permitir que o novo Media Player também extraia faixas de CDs de música — “ripar” um CD consiste justamente nisso.

Por padrão, a ferramenta extrai faixas para arquivos em ACC, com bit rate variando entre 96 e 320 Kbps, explica o Ars Technica. Mas os formatos WMA, FLAC e ALAC também são suportados.

Suporte a MP3? Pois é, essa é uma ausência notável. A Microsoft não explica a razão para a extração de áudio não funcionar com esse formato. Esse aspecto causa ainda mais espanto se levarmos em conta que o velho Windows Media Player tem esse recurso.

Uma possível explicação é o fato de o novo Media Player ter como base o Groove Música e não o reprodutor clássico, que conta com mais funções. Outra é uma possível restrição no licenciamento de codecs. Mas quem sabe o suporte a MP3 não apareça em uma versão futura?

Ah, a Microsoft revelou também que está migrando a associação de determinados formatos de vídeo do aplicativo Filmes e TV para o Media Player.

Repaginada no aplicativo Câmera

Aplicativo Câmera para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Aplicativo Câmera para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Não foi só o Media Player que passou por mudanças recentes. O programa Câmera também foi atualizado, mas para ter uma aparência mais elegante e condizente com o padrão visual do Windows 11.

No que diz respeito a recursos, a ferramenta ganhou suporte a digitalização de QR codes e códigos de barra.

Por ora, as novas versões de ambos os aplicativos estão disponíveis apenas no Canal Dev do programa Windows Insider.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados