Notícias Jogos

É o fim! Lojas online do 3DS e Wii U fecharão em março de 2023

Nintendo confirma que as lojas virtuais de ambos os consoles serão desativadas no início do ano que vem, encerrando uma era da empresa

Ricardo Syozi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nós já esperávamos por isso, mas agora a Nintendo oficializou o fim da era 3DS e Wii U. As lojas digitais dos dois sistemas vão ser encerradas no dia 27 de março de 2023. Em outras palavras, não será mais possível fazer qualquer aquisição na eShop, seja de jogos pagos, gratuitos, DLCs e, até mesmo, demos. De qualquer forma, a companhia afirmou que os usuários ainda poderão baixar títulos previamente comprados antes da data final.

Nintendo Wii U e 3DS (Imagem: Divulgação / Nintendo)
Nintendo Wii U e 3DS (Imagem: Divulgação / Nintendo)

Segundo o comunicado divulgado pela Big N hoje (19), qualquer pessoa que ainda tem interesse em comprar games digitais para Wii U e 3DS, deve fazê-lo o quanto antes. Isso porque, após o dia 27 de março de 2023, ambas lojas virtuais serão finalizadas permanentemente.

A casa de Mario e cia. afirma que quem tiver fundos ou códigos de download de títulos, podem usá-los até o dia fatídico do encerramento.

No entanto, a partir do dia 29 de agosto de 2022, as eShops desses consoles não vão mais aceitar cartões pré-pagos da Nintendo. Com o fato de que desde o dia 17 de janeiro de 2022 já não é permitido usar cartões de crédito para comprar conteúdo online em ambos sistemas, pode-se dizer que o fim da era digital do Wii U e do 3DS se encerra na prática no mês que vem.

Por último, a empresa de Quioto afirma que atualizações de sistema e de games ainda poderão ocorrer nos consoles.

Perdemos muito com o encerramento das lojas digitais?

Sim. É sempre uma pena quando uma companhia encerra os serviços online de jogos e consoles. Isso impede que outros jogadores conheçam obras interessantes, por exemplo.

Contudo, não é o fim do mundo. Há questões que podemos reconhecer, como curtir jogos que já temos ou aproveitar o momento para garantir aquele título que há tempos está em nossa lista de futuras aquisições.

Saber o que significa o fim das lojas virtuais do Wii U e do 3DS é uma parte bacaninha em todo o processo. Por isso, vale conferir o que você pode perder nos próximos meses. Sugiro dar uma passeada nas eShops. Vai que encontra algum jogo que vale sua atenção.

Ricardo Syozi

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque