App do Banco do Brasil para celulares é atualizado e ganha novo design

Banco do Brasil libera uma nova versão do seu aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) com melhorias no visual e na navegação

Bruno Gall De Blasi
Por
Banco do Brasil atualiza aplicativo para celulares (Imagem: Divulgação)
Banco do Brasil atualiza aplicativo para celulares (Imagem: Divulgação)

Banco do Brasil renovou os seus serviços digitais. Nesta terça-feira (19), a estatal começou a distribuir uma atualização aos seus aplicativos para Android e iPhone (iOS), com melhorias no visual e na experiência de navegação. As novidades chegarão a clientes com contas para pessoas físicas e para pessoas jurídicas.

As alterações atingem tanto o aplicativo quanto o site do banco. Segundo a instituição financeira, a atualização traz “uma interface mais leve, nova navegação e mais segurança, entre outras melhorias”. O projeto ainda propõe uma “experiência mais ágil, inteligente e segura”, a fim de oferecer uma navegação mais prática aos usuários.

O projeto de desenvolvimento foi bem extenso. O banco informou que a iniciativa reuniu mais de 11 mil funcionários e 4 mil clientes para fazer testes nos últimos meses. A instituição financeira também deu uma atenção especial à segurança ao construir a nova interface dos apps e do seu site.

“O cuidado com a segurança foi um dos pilares na construção da nova infraestrutura tecnológica. O novo site do BB utiliza protocolos seguros e monitora tentativas de ataques cibernéticos”, afirmaram. “Os dados dos clientes também são protegidos pelas políticas de privacidade e de captura de cookies.”

As novidades estão sendo liberadas gradualmente. O Banco do Brasil informou que a atualização para os apps só chegará a todos os clientes na primeira quinzena de agosto. Felizmente, eu já recebi a nova versão do aplicativo e te conto toda a minha experiência nas linhas a seguir.

Tela de login ganha novo visual (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Tela de login ganha novo visual (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

App do Banco do Brasil traz mudanças no visual

A novidade chegou ao meu iPhone 13 nesta quinta-feira (21) de manhã. Segundo as notas de atualização da App Store, a versão 8.0.1 deixa o app “de cara nova”. E, de fato, esta percepção já começa na tela de login, que deixou aquele fundo todo azul de lado para ganhar mais cores e uma interface mais agradável.

Uma melhoria interessante fica pelo atalho para acessar o atendimento. Ao clicar no botão do canto superior direito, o usuário é direcionado à página para entrar em contato com o banco. O aditivo é interessante, pois, se você é cliente Exclusivo ou Estilo, já dá para entrar em contato com o seu gerente com menos passos.

A tela de login ainda comporta outros atalhos. Ao arrastar o dedo de baixo para cima, por exemplo, há uma série de botões para fazer a leitura de QR Code, Pix, pagamentos, recuperar a senha e mais. Os telefones de atendimento e os links para acessar os portais do Banco do Brasil também estão nessa nova área.

Tela de início é repaginada e recebe novos ícones de atalhos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Tela de início é repaginada e recebe novos ícones de atalhos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Página inicial ganhou novos botões para Pix e mais

Ao entrar no app com login e senha, os usuários ainda dão de cara com o saldo disponível e os pagamentos agendados do mês. Mas a barra azul da porção superior do app está menor e mais útil: além de posicionar tudo na mesma linha, através dela, o usuário tem acesso aos botões para ocultar o saldo, acessar o atendimento e sair.

Os atalhos continuam na tela de início. Felizmente, não é preciso arrastar para os lados para ter acesso a mais funções – a estética ficou bem melhor. Você ainda conta com a antiga opção para personalizar a tela e exibir informações sobre cartões, finanças pessoais, objetivos de vida, seguros e as ofertas da Loja BB.

As demais áreas não tiveram uma mudança significativa, com exceção da padronização com as novas cores e fontes do app. Por exemplo, a porção inferior ainda traz as abas Menu, Início, Busca e Notificações. Mas o botão Vantagens deu a vez à opção Perfil.

Menu do Banco do Brasil tem atalho para ver dados do gerente (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Menu do Banco do Brasil tem atalho para ver dados do gerente (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Menu apresenta atalho para ver o telefone do gerente

O menu também oferece as mesmas opções de antes. Mas o BB passou a exibir as informações do gerente de clientes Exclusivo e Estilo sem precisar recorrer à página de contato. Ou seja, basta tocar sobre o nome do gerente para ter acesso ao seu telefone, e-mail e outros canais de atendimento do banco. 

O banco, no entanto, mudou o BB Code de lugar. Segundo o site da instituição, “agora, o BB Code está dentro do Leitor de QR Code, disponível na página inicial do seu app, antes de acessar com sua conta e senha”. A estatal ainda informou que “além do BB Code, o Leitor de QR Code também lê outros códigos QR”. 

De fato, o novo aplicativo simplificou as coisas. Notei que reduziu a quantidade de toques na tela para chegar em algumas funções, especialmente para entrar em contato com o gerente. Além disso, o visual ficou bem mais agradável, especialmente a tela de login que tinha um espaço super mal aproveitado.

Só espero que as mudanças sejam levadas aos outros aplicativos do banco. O app Ourocard, por exemplo, tem um visual bem datado e sempre tem alguma falha. É o caso do gesto para voltar, ao arrastar o dedo do canto esquerdo da tela para o centro, que sempre me leva à tela de login em vez da página anterior.

Receba mais sobre Banco do Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados