Notícias Internet

TikTok lança tradução simultânea para nove idiomas, incluindo português

Além de legendas, TikTok vai traduzir descrições e stickers para português, inglês, alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco

Giovanni Santa Rosa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O TikTok vai facilitar a conexão entre produtores e público do mundo todo. A rede social anunciou nesta quinta-feira (21) uma ferramenta de tradução simultânea. Com ela, será possível adicionar legendas automáticas em nove idiomas, incluindo o português. Além disso, adesivos e descrições também poderão aparecer automaticamente em outras línguas.

Logotipo do TikTok
TikTok (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A empresa anuncia a novidade como “uma ferramenta que promete diminuir as barreiras do idioma e ajudar a levar ainda mais conteúdo global e divertido para toda sua comunidade”.

Além do português, as opções para legendas são inglês, alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco.

Para produtores e público do TikTok

A ferramenta está disponível tanto para criadores quanto para espectadores. Assim, quem faz os vídeos pode colocar as legendas automaticamente, mirando um público maior. Quem assiste, por outro lado, pode ativar o recurso ao encontrar um vídeo interessante em um idioma que não domina, para conseguir entender o que está sendo dito.

Além do áudio dos vídeos, a tradução também vai incluir legendas e descrições, bem como adesivos (stickers).

Exemplo de tradução de adesivos do TikTok
Exemplo de tradução de adesivos do TikTok (Imagem: Divulgação / TikTok)

O TikTok explica que a ferramenta ainda está em estágio inicial. Por isso, só será disponibilizada para vídeos selecionados no momento.

A rede social conta com legendas no idioma nativo desde 2021. Com ela, é possível transcrever o que está sendo dito no vídeo, sem traduzi-lo. É uma forma de tornar os conteúdos mais acessíveis.

YouTube é referência no assunto

A novidade aproxima o TikTok do YouTube. A plataforma de vídeos conta ferramentas do tipo desde 2009 — graças, é claro, às tecnologias de tradução do Google.

Recentemente, na Google I/O de 2022, a empresa anunciou que o YouTube em dispositivos móveis vai ganhar legendas automaticamente traduzidas com suporte a 16 idiomas. Além disso, vídeos da plataforma serão automaticamente transcritos para usuários de Android e iOS.

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque