Apple, Amazon, Google e Microsoft usaram ouro ilegal do Brasil, diz reportagem

Chimet e Marsam, investigadas por compra de ouro extraído ilegalmente de terras indígenas, estão em listas de fornecedores de gigantes da tecnologia

Giovanni Santa Rosa
Por
iPhone 13 Pro Max (Imagem: Ehimetalor Akhere Unuabona/Unsplash)

Apple, Amazon, Google e Microsoft podem ter usado ouro extraído ilegalmente de terras indígenas. Em documentos exigidos nos EUA, as quatro empresas listaram como fornecedoras as refinadoras Chimet e Marsam. Ambas são alvos de investigações por autoridades brasileiras. As informações são do site Repórter Brasil.

A Chimet é italiana, e é investigada pela Polícia Federal por receber ouro extraído de garimpos clandestinos da Terra Indígena Kayapó. A Marsam é brasileira, e sua fornecedora é acusada de provocar danos ambientais ao comprar ouro ilegal.

Exigências legais

Apple, Amazon, Google e Microsoft são obrigados a enviar à SEC (autoridade responsável por regular o mercado financeiro dos EUA) a lista de fornecedores de ouro, estanho, tungstênio e tântalo.

Esta é uma exigência de uma lei aprovada em 2010. A regra foi criada em resposta à guerra civil na República Democrática do Congo. A exploração mineral financia grupos armados no país.

Chimet e Marsam constam nos documentos enviados por Apple, Amazon, Google e Microsoft, entre centenas de companhias. A Repórter Brasil teve acesso aos documentos de 2020 e 2021, mas relatórios anteriores também incluíam as duas entre as fontes de ouro das big techs.

Certificação

As duas refinadoras são certificadas por organizações internacionais. A inglesa LBMA, que certificou a Chimet, disse estar ciente das investigações da Polícia Federal, mas acrescentou que seus auditores não encontraram falhas no fornecimento ou nas respostas às acusações.

A RMI, que certifica a Marsam, disse ter entrado em contato com a refinadora brasileira e pedido correções. Caso ela não apresente um plano de ação dentro do prazo estipulado, será removida da lista de conformidade, promete a associação.

Tanto LBMA quanto RMI não consideram o Brasil uma área de risco. Apesar disso, a extração ilegal de ouro na Amazônia está ligada ao desmatamento, à contaminação dos rios por mercúrio, ao crime organizado e a ataques contra indígenas.

Das quatro big techs mencionadas na reportagem, só a Apple respondeu aos pedidos da Repórter Brasil para comentar o assunto. A companhia diz que seus padrões de fornecimento “proíbem estritamente o uso de minerais extraídos ilegalmente”. Ela removeu a Marsam da lista de fornecedores, mas manteve a Chimet.

Com informações: Repórter Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados