Windows 11 tem bug em atualização que faz Menu Iniciar “sumir”

Falha faz Menu Iniciar do Windows 11 sumir rapidamente após usuário abri-lo; Microsoft liberou correção

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do Windows 11

Você aperta a tecla Windows. O Menu Iniciar abre, mas fecha logo em seguida, sozinho. Então você clica no Menu Iniciar com o cursor do mouse. O comportamento se repete. Parece uma pegadinha, mas é um bug. Um bug irritante, que afeta o Windows 11 após a instalação de atualizações recentes do sistema.

De acordo com o Windows Latest, a falha tem relação com as atualizações KB5015882 e KB5015814 do Windows 11. A primeira adiciona ao sistema operacional, entre outros recursos, a capacidade de exibir notificações urgentes mesmo quando o modo de foco estiver ativado. A segunda é uma atualização de segurança.

A falha também envolve a atualização KB5014668. Com relação a esse pacote, o problema chega a ser cômico. Trata-se de uma correção liberada para um problema em conexões Wi-Fi causado por uma atualização anterior do sistema operacional. O pacote corrige esse problema, mas quebra o Menu Iniciar…

Pode até não parecer, mas essa é uma falha séria. Você pode usar o Windows 11 por meio de teclas de atalho ou a partir dos ícones posicionados na barra de tarefas, por exemplo. Porém, o Menu Iniciar é a porta de entrada para a maioria dos softwares instalados ali.

Pelo menos a Microsoft reconheceu o problema rapidamente:

Após a liberação do pacote KB5014668 e updates posteriores, recebemos relatos de que um pequeno número de dispositivos pode não abrir o Menu Iniciar. Nos dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar ou usar a tecla Windows do teclado pode não fazer efeito.

Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)

A atualização da atualização corrige o problema

Ou quase isso. Para situações em que uma atualização do sistema causa falhas no Windows, a Microsoft coloca em ação o Known Issue Rollback (KIR), um mecanismo de reversão de problemas conhecidos. Esse recurso faz o componente problemático voltar ao estado anterior, mas sem afetar os demais elementos do pacote.

A atualização resultante deste KIR está sendo liberada automaticamente para computadores que já têm os pacotes afetados. Para quem ainda enfrenta o problema do Menu Iniciar que não quer trabalhar, é possível instalar o update manualmente. Basta baixar e instalar o pacote B5014668 220721_04201.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados