AMD lança Noise Suppression para remover ruído de fundo em transmissões

AMD Noise Suppression usa aprendizagem de máquina para remover, em tempo real, ruído de fundo em jogatinas ou chamadas online

Emerson Alecrim
Por
Microfone (imagem ilustrativa: Marco Migorança Migorança/Pixabay)

Em abril de 2020, no momento em que a pandemia de COVID-19 ganhava força, a Nvidia apresentou o RTX Voice. Trata-se de uma tecnologia que remove o ruído de fundo de conversas online. Agora é a vez de a principal rival da companhia apresenta a sua solução do tipo. Falo do AMD Noise Suppression.

A ideia é de fácil compreensão, mas, certamente, de difícil implementação. O AMD Noise Suppression se baseia em um algoritmo de aprendizagem profunda para remover ruídos de fundo em uma transmissão, como o barulho de um teclado ou das obras de um vizinho.

O detalhe mais interessante é que a tecnologia funciona de modo bidirecional, por assim dizer. Ou seja, o AMD Noise Suppression pode remover os ruídos detectados tanto pelo seu microfone quanto aqueles gerados do outro lado, pela pessoa com a qual você se comunica.

Em ambas as circunstâncias, o objetivo é um só: permitir que a conversa seja tão clara quanto possível para todos os participantes. De acordo com a AMD, a tecnologia é compatível tanto com transmissões de jogos no PC quanto com chamadas via Microsoft Teams, Discord, Slack ou ferramentas semelhantes.

Mas há requisitos

O novo recurso faz parte do pacote AMD Software: Adrenalin Edition e, para a surpresa de ninguém, exige uma placa de vídeo Radeon para funcionar.

Sendo mais preciso, o AMD Noise Suppression funciona em computadores com:

  • processador AMD Ryzen série 5000 com chip gráfico Radeon RX série 6000 (ou superior); ou
  • processador AMD Ryzen série 6000 com GPU integrada; ou
  • placa de vídeo dedicada Radeon RX série 6000 ou superior.

Também é necessário que o PC rode o Windows 10 ou o Windows 11.

O AMD Noise Suppression funciona?

A grande vantagem do AMD Noise Suppression — ou do RTX Voice, da Nvidia — está no fato de uma única solução remover o ruído de fundo de transmissões de várias ferramentas de comunicação, em tempo real. Mas será que a novidade cumpre o que promete?

Na PC Gamer, Jacob Ridley fez um teste e percebeu que a tecnologia funciona, sim, mas não é perfeita. Ele notou que o AMD Noise Suppression conseguiu remover quase todos os ruídos de um aspirador de pó portátil, de uma guitarra e de um ventilador, por exemplo.

Por outro lado, houve uma perceptível, embora esperada, queda na qualidade de áudio do seu microfone.

Em resumo, a tecnologia pode mesmo suprimir ruído, mas não faz milagres.

De todo modo, é difícil avaliar o mecanismo com base apenas em um depoimento. Além disso, a tecnologia tem com base um algoritmo de aprendizagem profunda. Logo, aprimoramentos podem surgir com o passar do tempo.

Como ativar a tecnologia?

Não é difícil. Obviamente, o primeiro passo consiste em baixar o AMD Software: Adrenalin Edition versão 22.7.1 (ou superior) em um PC compatível.

Depois, basta abrir a ferramenta, clicar no ícone de configurações (canto superior direito) e, na parte inferior da tela, habilitar a opção AMD Noise Suppression. Ali, escolha o dispositivo que vai ser filtrado (o seu microfone).

Finalmente, em uma transmissão, basta selecionar o mesmo dispositivo na lista de opções de áudio. Ele será identificado com os dizeres “AMD Streaming Audio Device”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados