Notícias Finanças

XP vai lançar plataforma de negociação de criptomoedas Xtage em agosto

Xtage estará disponível para clientes da XP Investimentos com o "perfil adequado"; bitcoin (BTC) e ether (ETH) serão as primeiras criptomoedas listadas

Bruno Ignacio
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A XP Investimentos planeja lançar sua própria plataforma para a negociação de criptomoedas, batizada de Xtage, em meados de agosto deste ano. Inicialmente, serão disponibilizados bitcoin (BTC) e ether (ETH) para compra e venda, mas a corretora já tem pretende expandir seu portfólio de criptoativos até o final de 2022.

Bitcoin e ether (Imagem: Stock Catalog/Flickr)
Bitcoin e Ethereum (Imagem: Stock Catalog/ Flickr)

As informações vieram da agência de notícias Reuters, que conversou com Lucas Rabechini, o diretor de produtos financeiros da empresa. Na entrevista, ele afirmou que os clientes da XP “com perfil adequado para tais operações” já receberão acesso à nova plataforma em agosto. Atualmente, a Xtage está apenas para funcionários para testes.

Segundo Rabechini, a negociação de criptoativos deve cumprir regras de elegibilidade como, por exemplo, o nível de risco que o cliente está disposto a assumir em um investimento. Atualmente, a XP possui cerca de 3,6 milhões de clientes, mas não se sabe quantos devem receber acesso à Xtage.

O diretor de produtos financeiros da corretora brasileira também disse que, entre o final de dezembro de 2022 e o início de 2023, a nova plataforma já deve disponibilizar mais de 10 ativos digitais para a negociação.

XP vê potencial para as criptomoedas a longo prazo

Na entrevista à Reuters, Rabechini foi questionado sobre a atual situação do mercado de criptomoedas. O bitcoin, por exemplo, chegou a valer quase US$ 69 mil em 2021, despencando para preços mínimos abaixo dos US$ 18 mil neste ano. O mesmo vale para todos os principais ativos digitais. Dados do CoinMarketCap revelam que o setor perdeu mais da metade de seu valor de mercado desde o início de 2022.

Valor de mercado das criptomoedas em 2022
Valor de mercado das criptomoedas em 2022 (Imagem? Reprodução/ CoinMarketCap)

Mesmo assim, o cenário atual de queda não muda a visão a longo prazo que a XP tem para as criptomoedas, segundo Rabechini. “Você pode dizer que ‘o volume tem sido fraco, haverá poucas negociações’, mas vemos esse mercado crescendo sistematicamente ao longo do tempo, e nossa visão a longo prazo não está apenas focada em preço, mas também em tecnologia”, acrescentou.

A XP Investimentos já havia anunciado a Xtage pela primeira vez em maio deste ano. Os testes, restritos somente aos funcionários da empresa, começaram no início de julho. Agora, Rabechini finalmente deu uma previsão para a liberação da plataforma para os clientes da corretora.

Quanto à concorrência, o diretor de produtos financeiros afirmou: “Há competidores fazendo sua lição de casa, alguns bastante competentes, mas nós também somos competentes”. O BTG Pactual, Nubank e Itaú, por exemplo já lançaram ou revelaram planos para trazer serviços relacionados a criptomoedas aos seus clientes. Além disso, o Brasil já conta com diversas exchanges cripto consolidadas no mercado.

Com informações: Reuters

Bruno Ignacio

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque