Notícias Tecnoblog

Deveríamos poder ocultar o número no WhatsApp? As discussões na Comunidade do TB

Amanda Machado
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Último sábado de julho com as discussões que foram destaque durante a semana lá na Comunidade do TB. Conta para mim: será que deveríamos poder ocultar o número de telefone no WhatsApp? Qual é o melhor: 1Password ou Bitwarden? Gigantes da tecnologia usaram ouro ilegal do Brasil? Continua a leitura para conferir esses e outros tópicos que repercutiram entre os dias 23 e 29 de julho.

Deveríamos poder ocultar o número no WhatsApp? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Deveríamos poder ocultar o número no WhatsApp? 📲

A privacidade dos usuários de aplicativos e rede sociais é algo constantemente discutido. Sobre esse assunto, o Rodrigo Batista dos Santos levantou uma questão lá na Comunidade do TB. 👇

Muitos membros passaram pelo tópico e deixaram a opinião. O ra.henrique disse que isso faria sentido em grupos, já que: “[…] você meio que precisa estar naquele grupo ou é forçado pelas regras sociais da boa vizinhança. Mas não quer dizer que você queira que as pessoas ali tenham acesso ao seu número ou te mandem mensagem. Homem não sofre tanto com isso, mas acredito que deva ser chato pra mulherada.”

Para o nilberto, isso só faria sentido se o WhatsApp tivesse um nome de usuário, sendo que o próprio número de telefone faz esse papel. Ele ainda afirma que uma pessoa só irá falar com você se ela já tiver seu número, em teoria.

Sobre esse último ponto levantado pelo Nilberto, o ra.henrique reforçou:

“Por isso acho que em grupo deveria ocultar o número, só mostrar o nome que você colocou. Às vezes, você tem que estar no grupo da sala da faculdade, ou no grupo do trabalho e não quer dar margem para as pessoas te mandarem mensagem no privado.”

WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A discussão foi longa e chegou a um ponto interessante: podemos exigir isso do WhatsApp sendo que não pagamos pelo serviço? 🤔 O Rodrigo, que criou o tópico, disse que pagamos, sim, mas de outra forma. A essa afirmação, Keaton e xavier responderam:

“Não, você não paga… você é o produto. Você é vendido. É diferente.

”Mas de qualquer forma… não é tu que tá pagando, é o pessoal dos ads ou seja lá o que a Meta faça com o big data. Tão lucrando sobre o usuário, mas o usuário não está pagando. (fora os business)”

Keaton – Comunidade do TB

“É exatamente o que o @Keaton está dizendo. Enquanto usuários de um serviço grátis, temos absolutamente nenhum controle deles. Algumas empresas usam o User Voice para coletar feedback sobre o que pode ser melhorado e implementado, e a Meta não é uma dessas. Na parte Business eu já tive um sério problema que fiquei dias com o suporte e nem eles têm a possibilidade de sugerir recursos ao time de desenvolvedores.

Enfim, deveriam permitir? Absolutamente. O farão? Acho difícil.”

Xavier – Comunidade do TB

E aí, qual é a sua opinião sobre isso? O WhatsApp deveria permitir a ocultação do número de telefone? Podemos exigir isso?

Corre lá no tópico na Comunidade para deixar a sua opinião. Ainda dá tempo! 🏃

Outros tópicos que repercutiram na Comunidade

Outras discussões interessantes também foram destaque na última semana. Para acompanhar todas as opiniões e também deixar a sua, é só acessar os links abaixo 👇

  1. 1Password x Bitwarden e outros gerenciadores de senhas
  2. Função peculiar do Android 12
  3. Vivo Easy – uso do chip em outro aparelho convencional
  4. Jogo Saints Row 2022 pré-venda, comprei, mas como faço para saber se ele é compatível? PS4

Além de todos esses temas levantados por vocês na Comunidade, nossa equipe também produziu matérias que renderam bastante. Continua aqui para saber quais foram as pautas que mais chamaram a atenção na última semana. 🤓

Novo RG único passou a ser emitido apenas no Rio Grande do Sul. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As 5 melhores discussões sobre pautas do Tecnoblog

  1. Novo RG único com QR Code começa a ser emitido nesta terça (26)
  2. Apple Watch Pro pode trazer novo visual e bateria que dura mais de um dia
  3. Microsoft confirma redução no tempo para iniciar Xbox Series X e S
  4. Apple, Amazon, Google e Microsoft usaram ouro ilegal do Brasil, diz reportagem
  5. Ministro quer que Apple libere atualização para iPhone usar 5G SA no Brasil

O novo RG único, com a nomenclatura Carteira de Identidade Nacional (CIN), é um documento que usa o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como número único. Na última semana, ele passou a ser emitido apenas no Rio Grande do Sul. O documento, que vem com um QR Code, tem validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos. Para quem já passou dessa idade, o RG padrão continuará válido por tempo indeterminado.

E tem investigação rolando contra as gigantes da tecnologia. 👀 Segundo informações do site Repórter Brasil, Apple, Amazon, Google e Microsoft podem ter usado ouro ilegal do Brasil. De acordo com as empresas, as fornecedoras são as refinadoras Chimet e Marsam, investigadas por autoridades brasileiras.

iPhone 13 Mini (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
iPhone 13 Mini (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Bom, por hoje é só. Não se esqueça de acompanhar o Tecnoblog e participar das discussões que acontecem na Comunidade. Até a próxima! ✌️

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque