Notícias Internet

TikTok pode ter seu app de música para desafiar o “reinado” do Spotify

ByteDance, dona da rede social de vídeos, registra marca "TikTok Music"; plataforma pode oferecer serviço de streaming de música

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

TikTok é bastante conhecido pelas dancinhas. Mas e se a ByteDance, dona da rede social, optar por investir em peso em uma plataforma de streaming de músicas? Bem, isso até que é possível: a companhia registrou a marca “TikTok Music”, sugerindo que o Spotify, Deezer e Apple Music podem ganhar um novo competidor no futuro.

TikTok Music pode ser a plataforma de streaming da ByteDance para competir com o Spotify, Apple Music e mais (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
TikTok Music pode ser a plataforma de streaming da ByteDance para competir com o Spotify, Apple Music e mais (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

As informações foram reveladas pelo Business Insider. O site apontou que, em 9 de maio de 2022, a empresa chinesa registrou a marca no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, em inglês). O nome “TikTok Music” também foi registrado na Austrália pela controladora da rede social de vídeos.

A aplicação da marca fala de algumas atividades relacionadas a apps de streaming, como a reprodução, compartilhamento e o download de músicas. Também há citações à montagem de playlists, assim como a serviços de publicidade. Outras menções estão ligadas a um aplicativo, além de um “serviço de rede social online”.

Vale lembrar que a ByteDance possui, desde 2020, um app de streaming conhecido como Resso. O aplicativo está disponível em poucos países, como o Brasil, Índia e Indonésia. Mas, até o momento, não está claro se a companhia pretende usar a nova marca para renomear a plataforma de streaming e expandir as suas operações.

Também não há informações em relação ao uso efetivo da marca em outras frentes. Neste ponto, é importante ressaltar que o registro não significa, necessariamente, que haverá um produto com este nome. Mas seria interessante ver uma iniciativa da ByteDance neste sentido, já que o TikTok tem uma relação muito forte com a música.

TikTok testa minijogos em seu aplicativo

O TikTok também está experimentando novos recursos de interação. A rede social preparou uma opção conhecida como “MiniGame” ao publicar vídeos na plataforma, ainda limitada a alguns países e poucos usuários. O recurso permite que os expectadores iniciem uma partida de minijogos sem precisar sair da rede social.

A novidade, no entanto, ainda está em testes. Nesta fase, a plataforma está coletando dados para analisar o comportamento dos usuários com o novo elemento para vídeos. Mas algumas possibilidades já foram oferecidas, como a opção para gravar e publicar as partidas como um novo vídeo.

Ainda não há previsão de lançamento dos minijogos a todos os usuários.

Com informações: Android PoliceBusiness Insider e The Verge

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque