iOS 16 já está pronto para seu iPhone; donos de iPad e Mac terão que esperar

Engenheiros da Apple já completaram o trabalho no iOS 16 e devem seguir para próximas versões do sistema operacional do iPhone

Giovanni Santa Rosa
Por
iOS 16 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

O evento de lançamento do iPhone 14 se aproxima, e o sistema operacional do aparelho já está pronto: os engenheiros da Apple encerraram os trabalhos na primeira versão do iOS 16. Já o macOS Ventura e o iPadOS 16 vão demorar mais um pouco.

As informações são de Mark Gurman, jornalista da Bloomberg que cobra a Apple. Segundo Gurman, o desenvolvimento foi terminado na semana passada, e o sistema está pronto para um lançamento público.

Até o momento, a Apple liberou seis versões beta do sistema, sendo duas exclusivas para desenvolvedores e quatro abertas para o público geral.

A empresa deve anunciar o iPhone 14 nas primeiras semanas de setembro. Até agora, os rumores mais fortes apontam o dia 7 como o mais provável. A empresa deve liberar também o watchOS 9 e o tvOS 16.

O iOS 16 traz novidades na tela de bloqueio, como personalização e widgets, ajustes mais refinados nos modos de foco e recursos de compartilhamento e privacidade nas fotos do iCloud.

Desenvolvimento do iOS 16 continua

Terminar o iOS 16 não significa o fim do trabalho, obviamente. Agora, o time de engenharia da Apple deve se voltar ao iOS 16.1.

Novos widgets da tela de bloqueio do iOS 16 (Imagem: Reprodução / Apple)
Novos widgets da tela de bloqueio do iOS 16 (Imagem: Reprodução / Apple)

Alguns recursos prometidos para o sistema operacional, aliás, só devem chegar em versões futuras. É o caso das Live Activities, notificações na tela de bloqueio que exibem informações atualizadas. O recurso foi prometido, mas ainda não apareceu no iOS 16.

Macs e iPads só serão atualizados depois

Enquanto isso, os sistemas operacionais de tablets e computadores da Apple só devem chegar em outubro. Espera-se que a empresa faça outro evento dedicado a lançamentos nessas linhas de produtos.

iPadOS 16 permitirá conectar o tablet em um monitor externo
iPadOS 16 permitirá conectar o tablet em um monitor externo (Imagem: Divulgação/Apple)

Apesar de ser bastante baseado no iOS, o iPadOS ganhou vida própria e traz recursos extras, que deixam o tablet mais parecido com um computador.

Um deles, aliás, pode ter sido a causa de o sistema chegar um mês depois: o Stage Manager.

O recurso melhora o multitarefas do tablet com ajustes mais livres nas janelas dos apps. No entanto, ele teve problemas no seu desenvolvimento. Ele também será limitado a aparelhos com chip M1 ou superior.

Com informações: 9to5Mac, MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados