Criador de app para pirataria reclama que roubaram o código-fonte dele

Após reclamação do desenvolvedor, GitHub removeu cópia ilegal de software usado para cópia ilegal de filmes e séries

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Homem-Aranha apontando para o Homem-Aranha

Um desenvolvedor descobre que o código-fonte do seu projeto no GitHub foi usado em outro software, de modo ilegal. Então, ele pede para que a plataforma apague a cópia indevida. Essa não é uma situação incomum. O que chama a atenção nesta história é que o código “roubado” vem de uma ferramenta que pode ser usada para pirataria de filmes e séries.

A ferramenta em questão tem o sugestivo nome de Movies and Series Scraper. Por meio dela, o usuário pode baixar e até transmitir filmes ou séries inteiras, sem muito esforço.

Há muitos conteúdos em vídeo que podem ser baixados e transmitidos irrestritamente pela internet. Mas, convenhamos: quem usa um aplicativo como esse está mais interessado em baixar produções que só estão disponíveis em plataformas de streaming ou canais de venda.

Em outras palavras, certamente, o app é mais usado para pirataria de filmes e séries. Coincidência ou não, o repositório da ferramenta tem uma animação que mostra Game of Thrones sendo baixado e reproduzido no navegador. Outra mostra o mesmo procedimento, mas com um filme do Homem de Ferro.

Animação de Game of Thrones sendo baixada (imagem: GitHub/Yousef Kotp)
Animação de Game of Thrones sendo baixada (imagem: GitHub/Yousef Kotp)

GitHub reconhece cópia ilegal

Eis que Yousef Kotp, criador da ferramenta, descobriu que o Movies and Series Scraper foi copiado na íntegra e compartilhado em outro repositório do GitHub.

Indignado, o desenvolvedor abriu uma reclamação de DMCA (lei dos Estados Unidos para proteção de direitos autorais) no serviço, nesta semana.

Deu certo. O GitHub não aceitou o argumento de que houve violação das medidas tecnológicas que controlam o acesso a obras protegidas, mas reconheceu a queixa sobre direitos autorais. Como consequência, o repositório “clone” não existe mais.

O TorrentFreak afirma ter procurado o desenvolvedor e enfatizado que a ferramenta de sua autoria é usada para cópia de conteúdo de terceiros — novamente, para pirataria. O desenvolvedor respondeu que o software é simplesmente um “intermediário” que protege o usuário de anúncios prejudiciais.

Então, tá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados