Prévia do Windows 11 traz animações na barra de tarefas e nas configurações

Sem fazer barulho, Microsoft testa novas animações na barra de tarefas do Windows 11 para melhorar experiência do usuário (ou não)

Emerson Alecrim
Por
Notebook com Windows 11 e Menu Iniciar aberto (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Desenvolvida do zero, a barra de tarefas do Windows 11 é mais limitada em relação à barra do Windows 10. Apesar disso, a Microsoft acredita que novas animações no recurso podem melhorar a experiência do usuário. Pelo menos é o que sugere um teste que vem sendo feito na última prévia do sistema operacional. Bônus: também há animações sendo testadas nas configurações do sistema.

As novas animações podem ser conferidas nas versões do Windows 11 para os canais Dev e Beta do programa de testes Windows Insider. Porém, elas não aparecem uniformemente para todos os usuários.

Aparentemente, a Microsoft está experimentando animações com designs diferentes para grupos de testadores distintos. Mas o comportamento de todas elas é o mesmo: os ícones surgem na barra de tarefas a partir de um efeito de zoom.

É uma mudança sútil na comparação com o padrão de animação atual, que faz os ícones surgirem a partir de um movimento que se inicia na parte inferior da barra. Apesar disso, a mudança pode ser percebida facilmente pelos usuários mais atentos.

Animação na barra de tarefas do Windows 11 (imagem: Windows Latest)
Nova animação na barra de tarefas do Windows 11 (imagem: Windows Latest)

Não dever ir muito além disso

As nova animações até são interessantes, embora ainda não esteja claro se a Microsoft irá implementá-las — por enquanto, tudo não passa de um teste. Mas o que muitos usuários queriam mesmo é que a barra de tarefas do Windows 11 fosse mais funcional.

Só que isso não é prioridade. A atualização 22H2 do sistema operacional deve ser liberada a partir de setembro, mas não trará uma barra de tarefas que pode mudar de posição ou com mais funcionalidades com um clique do botão direito do mouse, por exemplo.

Pelo menos a Microsoft parece disposta a melhorar o desempenho da barra de tarefas do Windows 11. A ironia disso é que a mudança (ainda em teste) que permite que o componente seja carregado mais rapidamente desativa as animações dos ícones.

Animações na área de configurações

Não é só a barra de tarefas que pode ficar mais “movimentada”. No Twitter, o engenheiro de software Rafael Rivera descobriu que a Microsoft também está testando animações nos ícones das configurações do Windows 11.

https://twitter.com/WithinRafael/status/1562660124245667841

O efeito é interessante. Se o usuário clicar na opção Hora e Idioma, por exemplo, o ponteiro do relógio do ícone correspondente gira. Se ele clicar em Privacidade e Segurança, o escudo cinza do ícone fica azulado por alguns instantes.

Mas, de novo, isso é um teste. Por ora, os ícones animados parecem estar disponíveis apenas para alguns participantes do canal Dev do Windows Insider.

Ainda não está claro se e quando a Microsoft liberará as animações para todos os usuários.

Com informações: Windows Latest, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados