WhatsApp lança compras de supermercado totalmente dentro do app

Usuários poderão fazer compras pelo WhatsApp sem depender de outros aplicativos; o pagamento também é feito no mensageiro

Bruno Gall De Blasi
Por
WhatsApp

WhatsApp oferece um baita canal de vendas e relacionamento às empresas. Pensando nisso, a equipe do mensageiro lançou, nesta segunda-feira (29), uma função para fazer compras de supermercado diretamente pelo aplicativo. O recurso, que já está disponível aos usuários da Índia, vem de uma parceria entre a Meta e o JioMart.

A novidade expande as funções da plataforma. Em nota à imprensa, a Meta informou que os usuários podem adquirir alimentos, produtos de limpeza, livros e afins pelo mensageiro. Para isso, basta enviar um “Hi” ao número oficial do JioMart.

Os próximos passos aparecem na própria conversa. Após o envio da mensagem, os usuários só precisam apertar um botão para iniciar o processo. Depois, basta escolher se deseja conferir as ofertas do momento ou ir direto às categorias de produtos e, em seguida, verificar o catálogo.

Meta faz parceria com JioMart para vender produtos no WhatsApp (Imagem: Divulgação/Meta)
Meta faz parceria com JioMart para vender produtos no WhatsApp (Imagem: Divulgação/Meta)

Infelizmente, devido à restrição geográfica, não consegui ir adiante. Todavia, a Meta demonstra que há uma interface intuitiva, onde o usuário consegue visualizar os produtos em listas e por categorias. A tela inicial do catálogo também exibe as promoções disponíveis logo de cara – afinal, ninguém quer perder um bom desconto.

Todo o processo de compra acontece dentro do WhatsApp. Ou seja, o usuário não apenas seleciona os produtos na plataforma como realiza o pagamento dentro do próprio mensageiro. Depois, é só esperar até que as compras sejam entregues no endereço indicado pelo consumidor.

Toda a transação é feita diretamente pelo WhatsApp (Imagem: Divulgação/Meta)
Toda a transação é feita diretamente pelo WhatsApp (Imagem: Divulgação/Meta)

Atualização expande as possibilidades do WhatsApp

A novidade dá um gás a um recurso já existente do WhatsApp. Em 2020, o WhatsApp Business ganhou uma função de carrinho de compras, dando um reforço ao catálogo de produtos. A função, por outro lado, apenas oferece à empresa a seleção de itens desejados pelo consumidor. 

A atualização desta segunda-feira (29) oferece mais passos a esse processo, tornando-o completo. Além da seleção de produtos, o consumidor pode indicar um endereço para entrega e fazer o pagamento diretamente pelo aplicativo. E tudo isso de maneira automática, sem precisar de um diálogo com um vendedor, por exemplo.

A função ainda tende a ajudar usuários que têm dificuldades para utilizar apps de supermercados para fazer compras. A novidade, no entanto, ainda está limitada aos usuários da Índia. Em outras palavras: até o momento, não há previsão de liberação do recurso no Brasil e em outros países.

E você, já usou o WhatsApp para fazer compras ou contratar serviços? Compartilhe a sua experiência lá na Comunidade do Tecnoblog

Com informações: Meta (Newsroom)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados